5 Fatos Sobre O Cérebro – Você vai se surpreender!

Nada de dor

Nosso cérebro não tem receptores de dor. Conclusão: ele não dói! Por isso, cirurgias no órgão podem ser feitas com o paciente consciente. E sabe aquela dor de cabeça chata que aparece de vez em quando? O que dói é a meninge (membrana que envolve o cérebro) ou os músculos que ficam na cabeça e no pescoço.

5 Fatos Sobre O Cérebro - Você vai se surpreender!
Cirurgia no cérebro com paciente tocando violão.

O poder está com os…

… neurônios! Essas células conduzem mensagens dentro do cérebro e se ligam entre si: quanto mais conexões entre neurônios existir, mais fácil fica aprender, memorizar e raciocinar. Para ajudar os neurônios a se ligarem, formando as conexões, é legal fazer exercícios mentais, como desafios de lógica e de matemática.

5 Fatos Sobre O Cérebro - Você vai se surpreender!

Melhor época para aprender

O ser humano é capaz de aprender novas informações durante toda a vida. Mas para as crianças isso é mais fácil. Na infância, existem mais conexões entre os neurônios se formando. Aproveite 😉

5 Fatos Sobre O Cérebro - Você vai se surpreender!

Não conseguimos para de pensar

É impossível parar de pensar porque, o tempo todo, recebemos sinais do corpo (como as da visão) que são interpretados pelo cérebro. A atividade cerebral só diminui (não para!) enquanto dormimos, quando o órgão organiza e guarda as memórias e informações que recebeu durante o dia.

5 Fatos Sobre O Cérebro - Você vai se surpreender!

Supercérebro

Já ouviu falar que não usamos 100% do cérebro? Não é bem assim. Usamos tudo o que existe nele, mas não na capacidade máxima – e nem se sabe como fazer isso! Se todas as áreas do cérebro estivessem em potência máxima, seríamos como superdotados melhorados. E isso nos deixaria mentalmente mais cansados – aquele branco poderia rolar mais vezes.

5 Fatos Sobre O Cérebro - Você vai se surpreender!

Publicado originalmente por :

Davson Filipe é Técnico em Eletrônica, WebDesigner e Editor do Realidade Simulada – Blog que ele próprio criou com propósito de divulgar ciência para o mundo. Fascinado pelas maravilhas do universo, sonha em um dia conhecer a Nasa.