A Morte De Uma Estrela: Estrela de Nêutrons

Quando se olha para um céu estrelado, é difícil acreditar que aqueles astros se originaram há milhões e bilhões de anos a partir de nuvens escuras de poeira cósmica e que, um dia, eles simplesmente morrerão – ou até já podem ter morrido.

O tempo de vida de uma estrela está diretamente relacionado à sua massa. Se a estrela tiver entre oito e vinte vezes a massa do Sol, o núcleo se transforma em uma estrela de nêutrons. Se tiver uma massa inicial 20 vezes maior que a massa do Sol, esse núcleo se transforma em um buraco negro

Quando acaba o combustível e a fusão chega a queimar elementos mais pesados como o ferro e o reator nuclear é desligado, a estrela não pode mais suportar o peso das camadas que estão próximas ao núcleo dela. Ela então explode, em um fenômeno chamado de supernova. Porém, dependendo da massa estelar, essa “morte” acaba ocorrendo de maneiras diferentes.



Estrelas de nêutrons são criadas quando estrelas gigantes morrem entrando em colapso seus núcleos, com os prótons e elétrons, essencialmente, fundindo-se entre si para formar nêutrons e neutrinos.

Estrelas de nêutrons, com uma crosta sólida, são os objetos sólidos mais densos que podemos observar. Elas emitem pouca luz visível, o que as tornam praticamente impossíveis de detectar pelos modos tradicionais. A maioria dos poucos 1.000 exemplos conhecidos foram descobertos através das suas pulsações de rádio.

Vídeo: 

Para mais informações:

Episodio da série Cosmos, de Carl Sagan sobre as vidas das estrelas: https://www.youtube.com/watch?v=4izcJIXmDck&t=5s

Vídeo sobre o que acontece quando estrelas de nêutrons se colidem:   https://www.youtube.com/watch?v=T7gFiJHZSHM

Referência:

http://super.abril.com.br/ciencia/hubble-captura-o-momento-exato-da-morte-de-uma-estrela/

https://novaescola.org.br/conteudo/1092/como-nasce-e-morre-uma-estrela

https://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/redacao/2017/05/03/como-as-estrelas-nascem-e-por-que-elas-morrem.htm

http://hypescience.com/estrela-de-neutrons-revela-forma-de-materia-bizarra/

http://www.infoescola.com/cosmologia/estrela-de-neutrons/

Todas as imagens desta página foram utilizadas apenas para ilustrar o post, as mesmas pertencem ao(s) seu(s) legítimo(s) proprietário(s), por direito.

 

Davson Filipe é Técnico em Eletrônica, WebDesigner e Editor do Realidade Simulada – Blog que ele próprio criou com propósito de divulgar ciência para o mundo. Fascinado pelas maravilhas do universo, sonha em um dia conhecer a Nasa.