A Primeira Árvore do Mundo – Como Surgiu?

A Primeira Árvore do Mundo - Como Surgiu?

Como surgiu a primeira árvore do mundo?

A história da primeira árvore do mundo começa muito tempo atrás, com o surgimento do reino vegetal na Terra há 500 milhões de anos. Ao longo tempo, os vegetais passaram a desenvolver vasos condutores para distribuir os nutrientes que vinham da fotossíntese (processo em que a planta produz energia por meio da luz solar).

Assim, eles foram crescendo em direção ao Sol, ou seja, em altura. As pteridófitas (samambaias e avencas) foram o primeiro grupo vegetal a desenvolver esses vasos condutores, dando origem às primeiras árvores, com até 50 metros de altura, entre 200 milhões e 300 milhões de anos atrás.

Mas tudo isso foi há muito tempo e bastante coisa mudou na Terra desde então.

Você sabe, por exemplo, como as árvores  dos dias de hoje conseguem produzir sua própria chuva?

A Primeira Árvore do Mundo - Como Surgiu?
Copa de uma árvore em São Paulo. (Foto: Alexandre Mansur)

São as árvores que transferem umidade do solo para a atmosfera. As raízes profundas das árvores chegam às camadas com água saturada no solo ou aos lençóis freáticos. Pela fotossíntese, a planta puxa a água do fundo da terra e joga essa umidade na atmosfera. A umidade do ar ajuda a baixar as partículas poluentes em suspensão. Isso melhora a saúde das pessoas.

Além disso, também ajuda a formar nuvens e um clima propício para as chuvas. Se a cidade tem vegetação abundante, com árvores de grande porte, ela fica mais úmida e tem mais água. A gente precisa aumentar a cobertura verde para otimizar a chuva que cai na cidade.

Referências :

  1. Revista Recreio
  2. Época

Veja também :

Árvores produzem sua própria chuva

O que é bioluminescência? Entenda :

Davson Filipe é Técnico em Eletrônica, WebDesigner e Editor do Realidade Simulada - Blog que ele próprio criou com propósito de divulgar ciência para o mundo. Fascinado pelas maravilhas do universo, sonha em um dia conhecer a Nasa.