A Tecnologia da Realidade Aumentada

A Tecnologia da Realidade Aumentada

É impossível que objetos reais interajam com objetos virtuais, ou vice-versa, certo? Errado! Dê as boas vindas a uma tecnologia que já começou a revolucionar a maneira como o ser humano interage com as máquinas (e as máquinas com o ser humano): a Realidade Aumentada, ou (RA).

O que é Realidade Aumentada?

A Realidade Aumentada é uma tecnologia que permite que o mundo virtual seja misturado ao real, possibilitando maior interação e abrindo uma nova dimensão na maneira como nós executamos tarefas, ou mesmo as que nós incumbimos às máquinas.

Resumidamente, a Realidade Aumentada teve sua origem em algo muito simples: etiquetas. Os códigos de barras não estavam mais cumprindo com perfeição a tarefa de carregar todas as informações que se queria obter através de sua leitura. Por isso, foram criados os códigos 2D (QR code), que permitiam o armazenamento de muito mais informação do que os códigos de barras.

A Tecnologia da Realidade Aumentada

Existem alguma limitação?

A Realidade Aumentada não tem limite de aplicações. Ela pode ser usada no entretenimento, para criação de jogos; melhoria de processos da medicina, como cirurgias remotas, nas quais o médico pode estar a quilômetros de distância do paciente; indústria automobilística, facilitando a manutenção do carro pelo próprio dono, através de manuais de instrução interativos; além de milhares de outras alternativas que provavelmente ainda veremos serem criadas.

Realidade Virtual x Realidade Aumentada

A Tecnologia da Realidade Aumentada

É comum as pessoas pensarem que Realidade Virtual (VR) e Realidade Aumentada (RA) são a mesma coisa. Contudo, elas são tecnologias diferentes. Embora pertençam a um mesmo ramo da tecnologia (imersiva), RA e VR não são a mesma coisa.

A principal diferença entre estas duas tecnologias está no fato de que enquanto a Realidade Virtual permite a imersão do usuário em um ambiente 3D, a Realidade Aumentada traz elementos do mundo virtual para o real.

Ao fazer uso da VR, a pessoa encontrará uma experiência multissensorial e com interação em tempo real, pois ela estará dentro de uma interface tridimensional, podendo simular ações e movimentos.

A Tecnologia da Realidade Aumentada

Já no caso da RA não se trata de uma nova realidade criada. O que ocorre é que elementos 3D são inseridos em ambientes reais. Um exemplo da aplicação desta tecnologia é o jogo Pokémon Go, em que os monstrinhos de bolso podem ser vistos em diversos locais reais, por meio da câmera do smartphone. Ou seja, ao invés de entrarmos em um ambiente tridimensional como na VR, é o 3D que imerge em nosso mundo.

Para saber mais assista o vídeo :

Para mais informações:

Vídeo sobre “Perônio” uma espécie de game e livro interativo virtual para dispositivos móveis criado por dois desenvolvedores brasileiros: https://www.youtube.com/watch?v=ZeYUwcNdu60&t=107s

Vídeo sobre como fazer um Óculos de realidade virtual caseiro: https://www.youtube.com/watch?v=nXp150UnLw0

Referências:

Davson Filipe é Técnico em Eletrônica, WebDesigner e Editor do Realidade Simulada – Blog que ele próprio criou com propósito de divulgar ciência para o mundo. Fascinado pelas maravilhas do universo, sonha em um dia conhecer a Nasa.