Animais Bizarros

Os Peixe morcego de Batom ou Peixe-morcego-Galápagos (Ogcocephalus darwini) é um peixe de morfologia incomum encontrado em torno da Ilhas Galápagos em profundidades de 30 metros ou mais. Peixe-morcego-boca-vermelha estão intimamente relacionados com Peixe-morcego-de-lábios-rosados (Porrectus ogcocephalus), que são encontradas nas proximidades de Cocos Island na costa da Costa Rica. Este peixe é conhecido principalmente por seus lábios vermelhos brilhantes.

Psychrolutes marcidus, conhecido como peixe-bolha, peixe-gota ou blobfish é uma espécie de peixe que habita as águas profundas das costas da Austrália e Tasmânia, raramente sendo visto por seres humanos.

O P. marcidus tem a capacidade de suportar a pressão alta destas profundezas porque seu corpo é realmente uma massa gelatinosa que tem uma densidade pouco menor que a água. Isto dá a capacidade de flutuar sem usar muita energia. Esta relativa falta de músculos não é uma desvantagem pois ingere matéria comestível que flutua em sua frente. Sua alimentação inclui invertebrados como siris e Pennatulacea.

O Peixe-pescador-das-profundezas (Melanocetus sp.) é um parente muito próximo do tamboril. Ele possui esse nome por causa de um pedaço de sua barbatana dorsal modificada graças a um fenômeno visto em algumas outras espécies de peixes-abissais. O peixe-pescador atrai as suas presas com um luz que tem na sua antena, a luz é produzida por uma bactéria.

Essa espécie possui um caso único de dimorfismo sexual entre macho e fêmea, pois, só a fêmea pesca, o macho é quarenta vezes menor que a fêmea, não possui sistema digestivo, nem vara de pesca, somente olhos grandes, assim que ambos (macho e fêmea) se tornam adultos, a fêmea liberta uma grande quantidade de feromônios para atrair o macho, assim que o macho recebe esses feromônios, ele vai atrás dela (a fêmea) e se funde ao seu corpo, fertilizando os seus óvulos e tornando-a hermafrodita.

O macho tem cerca de 10 centímetros de diamêtro,enquanto a fêmea pode ter entre,20 e 40 cm.

 

Referência:

https://adlayasanimals.wordpress.com/2014/01/12/red-lipped-batfish-ogcocephalus-darwini/

http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL1463377-5603,00.html

Animal Planet (2003) Animal Planet ao Extremo.

Todas as imagens desta página foram utilizadas apenas para ilustrar o post, as mesmas pertencem ao(s) seu(s) legítimo(s) proprietário(s), por direito.

 

 

 

 

Davson Filipe é Técnico em Eletrônica, WebDesigner e Editor do Realidade Simulada - Blog que ele próprio criou com propósito de divulgar ciência para o mundo. Fascinado pelas maravilhas do universo, sonha em um dia conhecer a Nasa.