Arachne

Arachne, na mitologia grega, era uma jovem lídia de extraordinária habilidade na arte de tecer. Seus trabalhos eram perfeitos e admirados por todos, que saiam de sue afazeres para vê-la trabalhar.

Numa das versões, é dito que ela seria filha de um pastor de ovelhas e que ao vangloriar-se de sua habilidade na produção de seus trabalhos, os comparando aos de Atena, ela causara a fúria da deusa, que apareceu e a desafiou. Atena teceu quatro cenas nas quais deuses puniam humanos que se consideravam iguais a eles e cometeram, com isso, excessivo orgulho. Arachne, por sua vez, teceu cenas nas quais deuses abusavam dos humanos. O trabalho de Arachne foi claramente melhor que o de Atena. A deusa, até mais, furiosa devido ao que havia sido tecido pela mortal, lançou uma porção de Hecate –  a deusa da magia, encruzilhadas, e demais atribuições – sobre Arachne e a transformou em aranha, condenando-a a tecer pela eternidade.

Numa outra versão, é dito que, no desafio, teceu uma disputa que a própria tivera com Poseidon sobre quem seria o patrono de Atenas. E Arachne teceu sobre os assédios de Zeus sobre várias mulheres. Atena percebera o quanto Arachne era talentosa, mas, para ensina-la a ter mais respeito pelos deuses, a tocou na testa e a encheu de vergonha sobre si mesma. Assim, Atena a devolvera a vida e a transformou em aranha  para, dessa forma, tecer todo tempo.

Na versão final, Zeus fora o juiz da disputa entre ela e a deusa, e quem perdesse não poderia mais tocar em uma fiadeira. Desta vez, Atena venceu, e Arachne foi devastada, de forma que não poderia mais tecer. Cheia de piedade, Atena a transformou em aranha, para que assim ela pudesse continuar a tecer sem quebrar a promessa.

Referências:

https://www.greekmythology.com/Myths/Mortals/Arachne/arachne.html

https://pt.wikipedia.org/wiki/Aracne

Todas as imagens desta página foram utilizadas apenas para ilustrar o post, as mesmas pertencem ao(s) seu(s) legítimo(s) proprietário(s), por direito.

Davson Filipe é Técnico em Eletrônica, WebDesigner e Editor do Realidade Simulada – Blog que ele próprio criou com propósito de divulgar ciência para o mundo. Fascinado pelas maravilhas do universo, sonha em um dia conhecer a Nasa.