Biohacking – A Arte de Hackear a Biologia

Biohacking - A Arte de Hackear a Biologia

O que é Biohacking ?

Biohacking é a prática de misturar biologia com ética hacker para você desenvolver o seu próprio corpo até que ele consiga fazer coisas que não fazia antes, às vezes até coisas consideradas sobre-humanas.

Biohacking parece assunto de ficção científica, mas já é realidade. No futuro, é muito provável que as crianças não estarão interessadas em modificar a configuração do computador, mas sim as propriedades biológicas do cãozinho da família.

São realidades casos tão impressionantes quanto: homens com visão noturna, dedos magnéticos, gente que não sente frio e muitos outros que conseguem alterar o próprio organismo por meio de intervenções, de nootrópicos (drogas inteligentes) ou até de técnicas de alimentação. São os chamados biohackers.

Biohacking - A Arte de Hackear a Biologia

Quando começou a ser usado o termo?

O termo começou a aparecer por volta de 1998, mas somente nos últimos anos, com o desenvolvimento tecnológico, ganhou força a aplicação prática fora dos laboratórios universitários.

A ideia por trás dessa atividade é usar conceitos da cultura “faça você mesmo” e a capacidade de aprender conceitos científicos sozinho, sem a ajuda de professores. Com isso, esses entusiastas acabam gerando pesquisas independentes e que abordam desde mudanças corporais — como a inserção de implantes magnéticos — até sequenciamento genético completo realizado em casa.

CRISPR/Cas9

Temos também o CRISPR/Cas9do qual ainda falaremos em outro Post,  que é possível teoricamente com ele modificar o genoma de qualquer animal debaixo do sol. Isso inclui humanos. Ela poderá ser a cura de diversas doenças genéticas, mas obviamente a manipulação genética é um assunto delicado do ponto de vista ético e algo muito distante de se tornar comum no nosso cotidiano.

Um grande problema para o biohacking é o fato de que ele chama a atenção não apenas de entusiastas, mas das autoridades que acham que a prática pode oferecer perigo. Afinal, manipular microrganismos pode ser uma maneira de criar armas poderosas e que colocariam em risco a vida de todos.

Vídeo: Para assistir o vídeo com legenda Clique no “Assista em youtube.com” e ative as legendas.

Para mais informações:

Palestra realizada na Campus Party Recife 2012, o artista e zootecnista Edson Barrus apresentou uma série de conceitos e ideias sobre o biohacking, incluindo o projeto Cão Mulato, que pretende criar uma nova raça de cachorro: https://www.youtube.com/watch?v=GcaCP0xDXFA

Podcast sobre o biohacking: https://jovemnerd.com.br/nerdcast/nerdtech/hackeando-vida-com-biohacking/

Referências:

Sobre Biohacking:

  1. Tecmundo
  2. https://mude.nu/biohacking/
  3. http://www.gabrielgoffi.com/voce-sabe-o-que-e-biohacking/

Sobre CISPR/CAS9:

 

Davson Filipe é Técnico em Eletrônica, WebDesigner e Editor do Realidade Simulada – Blog que ele próprio criou com propósito de divulgar ciência para o mundo. Fascinado pelas maravilhas do universo, sonha em um dia conhecer a Nasa.