Chuva de meteoros Geminídeas são vistos nesta bela imagem

O que são Meteoros das Geminídeas?

As Gemínidas, Geminidas, ou Geminídeos, são chuvas de meteoros causadas pelo objeto 3200 Faetonte, que acredita-se ser um asteroide da família Palas, com uma órbita de “cometa rochoso”. Isto faz das Gemínidas, junto com as Quadrântidas, as duas principais chuvas de meteoros que não se originam de um cometa.

Quando podem ser vistos?

Os meteoros destas chuvas são lentos, e podem ser vistos em dezembro, com pico normalmente em torno do dia 13 ou 14, e a data de maior intensidade sendo a manhã do dia 14. Acredita-se que a intensidade das Gemínidas esteja aumentando a cada ano, e as últimas delas apresentaram 120 a 160 meteoros por hora, sob condições ótimas, geralmente em torno de 02:00 a 03:00, hora local.

Quando foram observadas pela primeira vez?

As Gemínidas foram observadas pela primeira vez em 1862, bem mais recente que qualquer outra chuva de meteoros como as Perseídeas (36 EC), e Leónidas (902 EC).

Meteoros das Geminídeas

Crédito: Jeff Dai (TWAN)

48 meteoros da chuva de meteoros Geminídeas são vistos nesta bela imagem composta feita aos céus do nordeste da China, durante algumas horas, na noite de 13 de Dezembro de 2017.

O radiante dos meteoros é a constelação dos Gémeos, com as estrelas Pollux e Castor.

Esta poeira que entra na nossa atmosfera foi deixada pelo intrigante asteroide 3200 Phaethon, que curiosamente esteve perto da Terra no passado dia 16 de Dezembro de 2017.

Fonte :  APODSky & Telescope

Veja também :

Ouça o disco dourado que viaja pelo espaço a bordo das naves Voyager

Você já ouviu falar no Cometa Halley?

Explosão de Meteoro transforma noite em dia na Finlândia

Davson Filipe é Técnico em Eletrônica, WebDesigner e Editor do Realidade Simulada - Blog que ele próprio criou com propósito de divulgar ciência para o mundo. Fascinado pelas maravilhas do universo, sonha em um dia conhecer a Nasa.