Como Albert Einstein contribiu com o GPS?

Sem a Teoria da Relatividade de Einstein, o GPS não existiria.

O que é um GPS

O Sistema de Posicionamento Global, mais conhecido pela sigla GPS, é um sistema de posicionamento por satélite que fornece a um aparelho receptor móvel a sua posição, assim como informação horária, sob quaisquer condições atmosféricas, a qualquer momento e em qualquer lugar na Terra.

GPS e Albert Einstein

Sem a base científica estabelecida pelo cientista Albert Einstein, revolucionárias invenções como o GPS ou o micro-ondas não fariam parte da rotina do mundo moderno.

Teoria da Relatividade

O que Albert Einstein tem a ver com o GPS?
Imagem: University of Augsburg

Albert Einstein revolucionou o campo científico ao elaborar a Teoria da Relatividade no começo do século XX. Suas ideias foram divulgadas em dois momentos: batizada de Teoria Especial da Relatividade, a primeira parte foi publicada em 1905 nas páginas da Annalen der Physik (acima), uma das revistas científicas mais importantes da época.

Em alguns artigos, ele exemplificou como a matéria e a energia estão entrelaçadas, assim como o espaço e o tempo são unificados. Em 20 de março de 1916, a revista alemã circulou com a segunda parte do estudo do físico, chamada de Teoria da Relatividade Geral, em que ele redefiniu o conceito da gravidade e demoliu as leis de Newton.

Teoria em Prática

A próxima vez que você viajar de avião, embarcar em um cruzeiro ou até mesmo não se perder de carro, agradeça a Einstein, pois a Teoria da Relatividade é o principal “calibrador” dos satélites dos GPS.

A velocidade dos satélites atrasa seus cronômetros internos diariamente em alguns milionésimos de segundos, se forem comparados aos relógios da Terra.

Todavia, como os equipamentos orbitais sentem um impacto menor da gravidade, os cronômetros também ganham outros milionésimos de segundos por dia, exigindo um acerto preciso aqui na Terra. Sem a fórmula do gênio, o GPS exibiria os caminhos com uma imprecisão de até 10 quilômetros por dia.

Assista ao vídeo:

 

Referências :

Leia também :

 

Davson Filipe é Técnico em Eletrônica, WebDesigner e Editor do Realidade Simulada – Blog que ele próprio criou com propósito de divulgar ciência para o mundo. Fascinado pelas maravilhas do universo, sonha em um dia conhecer a Nasa.