Conheça o maior e mais pesado peixe ósseo do mundo

Conheça o maior peixe ósseo conhecido do mundo

Quem se depara com um peixe-lua durante um mergulho se assusta.

Ele é o maior e mais pesado peixe ósseo do mundo, podendo crescer 6 metros de comprimento. Mas por trás desse jeitão, existe um bicho manso e por isso ele tem esse apelido. Embora pese até duas toneladas e meça mais de três metros – ele nasce com 0,25 centímetro.

O nome esquisito deste peixe (mola) vem da palavra latina para mó (pedra de moer dos moinhos). O termo “lua” é graças à sua cor cinza, textura rugosa e corpo arredondado. O nome em inglês, “sunfish”, deve-se ao costume do peixe “tomar banho de sol” próximo à superfície. Já os alemães o chamam de “Schwimmender Kopf”, que significa “cabeça nadadora”.

Onde pode ser encontrado?

Conheça o maior peixe ósseo conhecido do mundo
Foto com um mergulhador feita pelo usuário Daniel Botelho em 2010

Esse bicho vive nos Oceanos Índico, Pacífico e Atlântico. Aqui no Brasil pode ser encontrado em toda o litoral. E ele vive bem no fundo, a cerca de 600 metros de profundidade. Por isso, suporta temperaturas bem baixas.

A fêmea desta espécie pode produzir até 300 milhões de ovos de uma só vez. É a maior quantidade registrada em um vertebrado. Quando são pequenos, eles se parecem com um baiacu e depois vão se transformando.

Seu comportamento

Conheça o maior peixe ósseo conhecido do mundo

De comportamento dócil, o peixe-lua só constitui perigo quando resolve saltar sobre um bote, o que não é tão incomum. Aparentemente, esse animal gosta de saltar e bater o corpo na superfície da água, talvez para se livrar de parasitas.

Seu costume de nadar perto da superfície com uma barbatana para fora da água já fez com que fosse confundido com tubarões.

Um mergulhador português conseguiu nadar junto a um incrível peixe-lua.  Assista o vídeo abaixo :

Referências :

Veja também :

Encontrado tubarão mais velho do mundo, com mais de 500 anos

Qual animal tem a mordida mais forte do mundo?

Davson Filipe é Técnico em Eletrônica, WebDesigner e Editor do Realidade Simulada - Blog que ele próprio criou com propósito de divulgar ciência para o mundo. Fascinado pelas maravilhas do universo, sonha em um dia conhecer a Nasa.