Eclipse Lunar total acontece durante a “Lua Azul”- Fenômeno não se repetia há 150 anos.

Eclipse Lunar total durante a Lua Azul

Depois do eclipse solar total em 2017, e que só vai ocorrer novamente em 2024, o novo ano começa com mais um fenômeno nos céus: um eclipse lunar total durante a Lua Azul.

O que é um eclipse lunar?

Eclipse Lunar total acontece durante a "Lua Azul - Fenômeno não se repetia há 150 anos.
Sequência de um eclipse lunar fotografado na Ucrânia, em março de 2007

eclipse lunar é o processo de encobrimento da lua pela sombra da Terra durante um curto período de tempo. Trata-se de um fenômeno ocasional, cujas características e formas aparentes dependerão da posição do planeta em relação ao seu satélite natural.

Os eclipses lunares só ocorrem durante a lua cheia. Mas este eclipse lunar ocorrerá durante uma Lua Azul, que é o nome dado a segunda Lua Cheia do mês. A ultima vez que isso aconteceu foi há 150 anos, em 1866.

Quem vai poder presenciar o fenômeno?

Não serão todos que poderão presenciar o fenômeno. Na América do Norte e Central,  por exemplo, apenas algumas regiões verão o evento por completo.

Moradores da Ásia Central e Oriental, Indonésia, Nova Zelândia, partes da Austrália, Alasca, Havaí e noroeste do Canadá poderão ver o eclipse por completo. A América do Sul, infelizmente, não poderá presenciar o fenômeno.

O evento deve acontecer às 12:48, horário de Brasília, do dia 31 de janeiro.

Fonte : Endgaget

Veja também :

Fenômeno raro da Lua azul acontecerá em Janeiro

Davson Filipe é Técnico em Eletrônica, WebDesigner e Editor do Realidade Simulada - Blog que ele próprio criou com propósito de divulgar ciência para o mundo. Fascinado pelas maravilhas do universo, sonha em um dia conhecer a Nasa.