Especial Zodíaco: Órion e o Escorpião

Oitava constelação zodiacal, o Escorpião tem bastante história relacionada a ele e muitas referências também. Por falar nisso, sua constelação é possuidora de muitas estrelas da bandeira brasileira.

Essa constelação foi a primeira a ser catalogada pelo astrônomo grego Ptolomeu no século II. Mas ela já era conhecida pelos sumérios como “o escorpião”, a cinco mil anos atrás. Ela é muito fácil de ser encontrada, pois está localizada próxima ao centro da Via Láctea. Contém um número grande de notáveis estrelas e objetos celestes, incluindo as brilhantes Antares (Alfa de Escorpião) e Shaula (Lambda de Escorpião), os aglomerados estelares da Borboleta e de Ptolomeu, as nebulosas da Pata de Gato e da Guerra e Paz. Existem também duas chuvas de meteoros associadas à constelação: as Alpha-Escorpideas e as Ômega-Escorpideas.

O povo javanês da Indonésia a chama de Banyakangrem  (“cisne chocado” ) ou Kalapa Doyong (“coqueiro inclinado”) devido a uma similaridade na forma.

No Havaí, ela é conhecida como o Grande Anzol de Maui, Ka Makau Nui o Māui. Essa constelação apareceu, em 2016, no filme Moana, quando a jovem protagonista seguiu essas estrelas para encontrar Maui.

O escorpião

Os babilônios chamavam essa constelação de MUL.GIR.TAB, significando o “escorpião”, os sinais podem ser lidos literalmente como “a (criatura com) um ferrão ardente”. Em algumas descrições antigas, como já foi citado, a constelação de Libra foi tratada como sendo as garras do Escorpião.

No mito grego, esse conjunto de estrelas foi identificado como o escorpião que matara Orion, um gigante caçador. Por causa disso, os dois estão nas estrelas. É dito que, Orion está em constante fuga do animal, pois quando Orion se põe, o escorpião aparece.

Existem inúmeras versões sobre a origem do antagonista do caçador. Em uma, é dito que Orion tentara violentar a deusa Artêmis, e ela enviou o escorpião para matá-lo. Em outra, tivera sido a titã Gaia que enviou o escorpião após o bravo caçador se vangloriar dizendo que ele poderia matar qualquer besta selvagem. Nessa última versão, o animal foi posto nas estrelas por Zeus como uma lição para os homens não serem tão autoconfiantes. E Orion teria sido posto depois, a pedido de Artêmis, devido ao seu afeto por ele.

Post seguinte: O Sagitário adorado pelas Musas

Post anterior: Libra e o peso de um mito

Fontes:

Theoi

Constellation Guide

Wikipedia

Todas as imagens desta página foram utilizadas apenas para ilustrar o post, as mesmas pertencem ao(s) seu(s) legítimo(s) proprietário(s), por direito.

 

Davson Filipe é Técnico em Eletrônica, WebDesigner e Editor do Realidade Simulada – Blog que ele próprio criou com propósito de divulgar ciência para o mundo. Fascinado pelas maravilhas do universo, sonha em um dia conhecer a Nasa.