Fósseis de trilobitas encontrados abalam a compreensão científica

Trilobitas

Pesquisadores descreveram alguns dos fósseis trilobitas tridimensionais mais bem preservados já descobertos. Os fósseis, que têm mais de 500 milhões de anos, foram coletados no Alto Atlas do Marrocos e estão sendo chamados pelos cientistas de trilobitas “de Pompéia” devido à sua notável preservação em cinzas.

O artigo “O rápido sepultamento de cinzas vulcânicas revela a anatomia 3D dos trilobitas cambrianos” foi publicado na revista Science .

Os trilobitas, do período Cambriano, foram objeto de pesquisa por uma equipe internacional de cientistas, liderada pelo Prof. Abderrazak El Albani, um geólogo da Universidade de Poitiers e originalmente do Marrocos. A equipe incluía o Dr. Greg Edgecombe, um paleontólogo do Museu de História Natural.

O Dr. Greg Edgecombe disse: “Eu estudo trilobitas há quase 40 anos, mas nunca senti que estava olhando para animais vivos tanto quanto eu senti com estes. Eu já vi muita anatomia suave de trilobitas, mas é a preservação 3D aqui que é realmente surpreendente.

“Um resultado inesperado do nosso trabalho é descobrir que cinzas vulcânicas em ambientes marinhos rasos podem ser uma oportunidade para a preservação excepcional de fósseis.”

Devido ao seu exoesqueleto duro e calcificado frequentemente bem preservado no registro fóssil , os trilobitas são alguns dos animais marinhos fósseis mais bem estudados. Mais de 20.000 espécies foram descritas por paleontólogos nos últimos dois séculos.

No entanto, até agora, a compreensão científica abrangente desse grupo fenomenalmente diverso tem sido limitada pela relativa escassez de preservação de tecidos moles. Devido ao fato de os trilobitas marroquinos estarem envoltos em cinzas quentes na água do mar, seus corpos fossilizaram muito rapidamente, pois as cinzas se transformaram em rocha — encontrando um fim semelhante ao dos habitantes de Pompéia após a erupção do Monte Vesúvio.

Os moldes de cinzas preservaram cada segmento de seus corpos, suas pernas e até mesmo as estruturas semelhantes a pelos que corriam ao longo dos apêndices. O trato digestivo dos trilobitas também foi preservado depois de preenchido com cinzas. Até mesmo pequenas “conchas de lâmpada” presas ao exoesqueleto dos trilobitas permaneceram presas por hastes carnudas como eram em vida.

Fonte:

Phys.org

[Evolução]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *