Garoto Explica a Relatividade Especial de Albert Einstein​ e ganha 400 Mil Dólares

Garoto Explica a Relatividade Especial de Albert Einstein​ e ganha 400 Mil Dólares

Todo mundo já ouviu falar a respeito da Teoria Especial da Relatividade de Einstein, não é mesmo? 

No entanto, apesar de ela ser incrivelmente importante e representar uma das ideias científicas mais poderosas já apresentadas, nem todos entendem muito bem do que se trata a bendita teoria do físico alemão.

Basicamente, a Teoria Especial da Relatividade de Einstein se apoia em dois princípios: o da relatividade e o da invariabilidade da velocidade da luz.

Primeiro princípio:

O primeiro princípio, o da relatividade, se refere à ideia de que as leis da física são iguais, independente de seus referenciais inerciais.

Assim, imagine dois corpos que estão se movendo de forma constante com respeito um ao outro. Eles são governados pelas mesmas leis da física, não importa a sua velocidade.

Segundo princípio:

O segundo princípio, o da invariabilidade da velocidade da luz, se refere à ideia de que a velocidade da luz no vácuo apresenta sempre o mesmo valor em todos os referenciais inerciais, independente de quão rápido a fonte de luz ou o observador estiver se deslocando.

Aliás, é por conta desse postulado que, do ponto de vista de um observador, o tempo parece desacelerar para objetos que estão se movendo muito depressa.

Explicação premiada

Ryan Chester, um estudante de 18 anos de idade, ganhou um prêmio de nada menos do que US$ 400 mil por explicar a Teoria Especial da Relatividade de Einstein de forma simples e acessível.[MegaCurioso]

 O rapaz fez isso por meio do vídeo a que você pode assistir a seguir:

Para saber mais:

Veja também:

Drone flagra criança fugindo de quatro tubarões no mar

Sonda da NASA captura imagem da Terra a 5 milhões de quilômetros

Uma viagem ao centro da Terra – Camada por camada

Davson Filipe é Técnico em Eletrônica, WebDesigner e Editor do Realidade Simulada - Blog que ele próprio criou com propósito de divulgar ciência para o mundo. Fascinado pelas maravilhas do universo, sonha em um dia conhecer a Nasa.