Google cria experiência Street View da Estação Espacial Internacional

Google cria experiência Street View da Estação Espacial Internacional

A Estação Espacial Internacional é a primeira a adição “fora do planeta” do Street View do Google Maps.

Com a colaboração de astronauta e uso de câmeras comuns em gravidade zero, Google Street View revela o interior da Estação Espacial Internacional.

Apesar de essa não ser a primeira vez que imagens 360º da Terra são feitas, essa tecnologia do Google permite que o público tenha um senso de liberdade de movimento e uma melhor visualização de pontos específicos. A ideia é que essa oportunidade encoraje as pessoas a explorarem mais ciência e engenharia na exploração do espaço.

“Cada componente da estação teve que ser levado ao espaço em uma nave espacial ou foguete, construído e conectado no espaço, tudo isso de uma forma tão precisa que formou um ambiente hermético para suportar vida”, explicou a gerente do projeto Alice Liu ao portal de notícias britânico BBC.

Google cria experiência Street View da Estação Espacial Internacional
Usuários podem percorrer todos os ambientes da estação espacial (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Gravidade zero

Dadas as condições especiais do ambiente em microgravidade, o Google e a Nasa desenvolveram um método que usou uma câmera flutuante para realizar imagens. Entre as vantagens, a técnica permite fotos e ambientes criados em 360 graus reais: não há distorções, não importa o ângulo para o qual você aponte.

Google cria experiência Street View da Estação Espacial Internacional
Ambientes contam com pontos de interesse que apresentam curiosidades e informações sobre a ISS (Foto: Divulgação/Google)

Falando sobre a experiência de ser astronauta, e fotógrafo do Street View, Pesquet explica que o processo de coleta das imagens foi desafiador, dada a profusão de fios e de superfícies cheias de equipamentos na ISS. O próprio processo de fotografia usou câmeras DSLR comuns já à bordo em lugar dos kits usados pelas equipes do Street View nas operações realizadas na superfície como o Trekker.

Saiba mais

Outro detalhe interessante sobre a Estação Internacional Espacial no Google Street View é a inclusão de curiosidades e dados técnicos para que os visitantes conheçam mais a respeito da ISS enquanto visualizam os ambientes em que os astronautas trabalham e conduzem seus estudos. Um vídeo com detalhes do processo de gravação estão diponível no YouTube (youtube.com/watch) e você pode acessar as imagens feitas dentro da cabin especial na seção dedicada do Google Street View (google.com/streetview/international-space-station).

Davson Filipe é Técnico em Eletrônica, WebDesigner e Editor do Realidade Simulada – Blog que ele próprio criou com propósito de divulgar ciência para o mundo. Fascinado pelas maravilhas do universo, sonha em um dia conhecer a Nasa.