Inteligência Artificial

Inteligência Artificial (IA) é um ramo da ciência da computação que se propõe a elaborar dispositivos que simulem a capacidade humana de raciocinar, perceber, tomar decisões e resolver problemas, enfim, a capacidade de ser inteligente.

Existente há décadas, esta área da ciência é grandemente impulsionada com o rápido desenvolvimento da informática e da computação, permitindo que novos elementos sejam rapidamente agregados a IA.

O estudo da A.I. iniciou-se nos anos 50 com os cientistas Hebert Simon, Allen Newell, esses foram os pioneiros ao criarem o primeiro laboratório de inteligência artificial na Universidade de Carnegie Mellon.

O desejo de construir máquinas capazes de reproduzir a capacidade humana de pensar e agir vem de muitos anos. Tal fato pode ser comprovado através da existência de máquinas autônomas e também através de personagens místicos, como é o caso do Frankenstein.



Um tema bastante recorrente em histórias de ficção científica, a Inteligência Artifical está presente em livros, desenhos animados e filmes. Um autor de grande destaque nesta área é o russo Isaac Asimov, autor de histórias de sucesso como O Homem Bicentenário e Eu, Robô. Ambas receberam adaptação para o cinema. Outra história que caiu nas graças do público foi AI: Inteligência Artificial, dirigido por Steven Spielberg.

Porém, nem tudo são flores na visão daqueles que levam a IA para a ficção. Filmes como 2001: Uma Odisséia no Espaço, dirigido por Stanley Kubrick, Matrix, de Andy e Larry Wachowski, e Exterminador do Futuro, dirigido por James Cameron, mostram como a humanidade pode ser subjugada por máquinas que conseguem pensar como o ser humano e ser mais frias e indiferentes a vida do que seus semelhantes de carne e osso.



O Google Now também usa Inteligência Artificial, esse é o exemplo mais básico, mas o fato é que o assistente de voz do nosso smartphone Android tem a sua dose de inteligência artificial para entender nossas ordens. Seja para abrir um aplicativo ou site, fazer uma ligação, responder perguntas ou agendar um compromisso no Google Agenda, a AI está presente para executar os comandos.

Também temos os carros autônomos, que designam qualquer veículo terrestre com capacidade de transporte de pessoas ou bens sem a utilização de um condutor humano.

Vídeos:

Para mais informações:

Vídeo sobre Inteligência Artificial aplicada na Comunicação/Design com a Priscilla Bueno que trabalha como Cloud Developer Advocate na IBM: https://www.youtube.com/watch?v=8Oz6NZMEKnc

Podcast sobre Inteligência Artificial: https://jovemnerd.com.br/nerdcast/nerdtech/machine-learning/

Referência:

http://brasilescola.uol.com.br/informatica/inteligencia-artificial.htm

https://www.tecmundo.com.br/intel/1039-o-que-e-inteligencia-artificial-.htm

http://link.estadao.com.br/noticias/geral,inteligencia-artificial-ganha-espaco-nas-empresas-ao-reduzir-erros-e-custos,10000029748

 

Todas as imagens desta página foram utilizadas apenas para ilustrar o post, as mesmas pertencem ao(s) seu(s) legítimo(s) proprietário(s), por direito.

Davson Filipe é Técnico em Eletrônica, WebDesigner e Editor do Realidade Simulada – Blog que ele próprio criou com propósito de divulgar ciência para o mundo. Fascinado pelas maravilhas do universo, sonha em um dia conhecer a Nasa.