Isaac Newton – Um Dos Maiores Gênios da Humanidade

Isaac Newton - Um Dos Maiores Gênios da Humanidade

Isaac Newton nasceu em Woolsthorpe, uma pequena aldeia da Inglaterra, no dia 4 de janeiro de 1643. Nasceu prematuro e logo ficou órfão de pai. Com dois anos foi morar com sua avó. Desde cedo manifestava interesse por atividades manuais. Ainda criança, fez um moinho de vento, que funcionava, e um quadrante solar de pedra, que se acha hoje na Sociedade Real de Londres.

Quem foi Isaac Newton?

Foi um físico, matemático, astrônomo, filósofo, alquimista, teólogo e professor! Não é para menos que Isaac Newton ficou tão famoso pelas descobertas que realizou no século 17. Uma das principais está presente no dia a dia de todos nós: a teoria da gravitação, aquela força que mantém nossos pés bem firmes no chão.

Ficou famoso por: 

fazer descobertas fundamentais para a física, como a lei universal de gravitação, além de ser um dos inventores do cálculo (disciplina da matemática que permite, por exemplo, saber a velocidade de objetos em aceleração).

Como ele foi na escola?

Newton não foi brilhante na escola e era considerado um aluno mediano. A mãe queria que, quando crescesse, ele cuidasse de negócios da família. Foi um tio, que já devia desconfiar da genialidade do jovem, que conseguiu mandá-lo para a faculdade.

Leia Também : Como Albert Einstein  contribuiu com o Gps?

Será que a maçã ajudou?

Isaac Newton - Um Dos Maiores Gênios da Humanidade

Na época da faculdade, talvez Newton tenha feito descobertas graças a uma fruta. Dizem que ele mesmo contava essa história, mas ninguém sabe se ela é real: Newton estaria debaixo de uma macieira, em 1665, quando uma maçã caiu na cabeça dele. Isso o teria levado a pensar se a mesma força que puxou a maçã para o solo mantinha a Lua orbitando ao redor da Terra. Ele estava certo… Era a gravidade!

Algumas brigas

Além de ser um tanto estranho, Newton se envolveu em algumas brigas. Uma delas rolou com o cientista inglês Robert Hooke, que o acusou de copiar dele a teoria da gravidade. Os dois trocaram ofensas por cartas e em artigos de jornais. Newton saiu vencedor, pois Hooke não conseguiu dar uma explicação matemática para a ideia que teve um pouco antes do rival – Newton, sim, conseguiu!

Sua obra-prima

Isaac Newton - Um Dos Maiores Gênios da Humanidade
Getty Images

Entre uma confusão e outra, Newton publicou o livro Princípios Matemáticos da Filosofia Natural, em 1687. A obra traz várias das principais descobertas da física, como a lei de ação e reação, a lei da gravitação e a velocidade do som. Não é para menos que, até hoje, Newton é considerado o maior físico de todos os tempos!

Isaac Newton faleceu em Londres, no dia 20 de março de 1727. Seu funeral foi grandioso. Seis nobres membros do Parlamento inglês carregaram seu ataúde, até a Abadia de Westminster, onde repousa até hoje seus restos mortais. Em sua homenagem foi erguida em Cambridge, uma estátua com os dizeres: “Ultrapassou os humanos pelo poder de seu pensamento”.

Obras de Isaac Newton

Métodos das Fluxões, 1671
Princípios Matemáticos da Filosofia Natural, 1687
Óptica, 1704
Aritmética Universal, 1707

Fontes :

  1. https://goo.gl/wGEJLG
  2. https://goo.gl/pfZrtp
  3. https://www.ebiografia.com/isaac_newton/

Davson Filipe é Técnico em Eletrônica, WebDesigner e Editor do Realidade Simulada – Blog que ele próprio criou com propósito de divulgar ciência para o mundo. Fascinado pelas maravilhas do universo, sonha em um dia conhecer a Nasa.