Método seguro e simples para observar o Sol

Um método seguro e simples para observar o Sol diretamente é adquirir um vidro de máscara de soldador número 14 ou superior. Este instrumento garante níveis seguros de radiação e pode ser facilmente encontrado em lojas de segurança no trabalho e em lojas de material de solda. Não utilize estes filtros para colocar em frente à telescópios ou binóculos.
Telescópios e binóculos podem ser utilizados para observação solar desde que possuam filtros que foram fabricados com esta intenção. Normalmente são colocados na boca do tubo do aparelho (lembre-se de fixá-los corretamente para que não ocorram acidentes durante a observação) e são na maioria das vezes, compostos por frentes cromadas ou metalizadas.


Cuidados importantes para observar o Sol através de telescópios:

NUNCA aponte para o Sol observando através da buscadora. Retire ou cubra a mesma e procure a posição do Sol, sem olhar através do telescópio, apenas pela sombra projetada pelo tubo. Somente após a luz aparecer na abertura de observação do instrumento, tome as providências para observar.
Utilize oculares que produzam pequeno aumento, evite superaquecimento do telescópio e possíveis danos ao mesmo.
NÃO utilize telescópios do tipo Schmidt-Cassegrain, pois o espelho interno pode ser danificado, inviabilizando a utilização do telescópio.

Fonte : UFMG

Davson Filipe é Técnico em Eletrônica, WebDesigner e Editor do Realidade Simulada – Blog que ele próprio criou com propósito de divulgar ciência para o mundo. Fascinado pelas maravilhas do universo, sonha em um dia conhecer a Nasa.