Narciso

Quem não gastou um tempo, e dinheiro, considerável investindo numa roupa, num penteado de cabelo, em acessórios, perfumaria, tênis, relógio, etc.? Quem nunca quis, em algum momento, impressionar alguém com suas qualidades, sejam elas intelectuais ou corporais, ou seus bens? É fato que encontrar uma pessoa que satisfaça esses dois questionamentos pode ser mais difícil que ganhar na Mega- Sena. Pode achar, mas o caminho é longo e complicado.

A demonstração para os outros das próprias qualidades, sejam elas inatas ou adquiridas, é um dos constituintes básicos do ser humano, e até de outros animais. Seja no contexto puramente amistoso ou sexual, pois a velha corte também existe entre os Homo Sapiens, agradar ou ter certa garantia de que fez bem feito e chamou a atenção é um dos pré-requisitos básicos de esmagadora maioria, considerando a possibilidade de que exista alguém que NUNCA utilizou desse artifício na vida.

O narcisismo é estudado pela Psicanálise há bastante tempo. E essa área tem suas conclusões sobre o benefício de ser narcisista e os perigos de aprofundar-se no próprio ego, no próprio eu. Mas de onde vem a palavra narcisismo?

Esse termo origina-se do mito de Narciso. Um jovem de extrema beleza que invés de exercer uma vida social e cheia de experiências prendeu-se a contemplação da própria imagem e sucumbiu a esse fascínio em relação a si mesmo.

Mito:

Na mitologia grega, Narciso era filho do deus rio Cefiso e da ninfa Liríope. E como já foi dito, era portador de uma beleza extrema. Sua mãe fora alertada de que Narciso teria uma vida longa contanto que não olhasse para a própria imagem. Entretanto, seu desdenho pelo amor da ninfa Eco, ou numa versão mais antiga, do jovem Amínias, o pôs na linha de frente para vingança dos deuses. E em certo momento, quando fora beber água de uma fonte calma e que funcionara como espelho, Narciso apaixonou-se pelo próprio reflexo e na tentativa de ter esse amor correspondido, lançara-se no lago e afogara-se. Então do local de sua morte, brotara uma linda flor que recebeu seu nome.

Referências:

https://www.britannica.com/topic/Narcissus-Greek-mythology

https://pt.wikipedia.org/wiki/Narciso

https://psicologado.com/abordagens/psicanalise/o-conceito-de-narcisismo-na-construcao-teorica-da-psicanalise

Vídeo: (para mais informações sobre narcisismo)

 

Todas as imagens desta página foram utilizadas apenas para ilustrar o post, as mesmas pertencem ao(s) seu(s) legítimo(s) proprietário(s), por direito.

Davson Filipe é Técnico em Eletrônica, WebDesigner e Editor do Realidade Simulada – Blog que ele próprio criou com propósito de divulgar ciência para o mundo. Fascinado pelas maravilhas do universo, sonha em um dia conhecer a Nasa.