O ESPAÇO TEM CHEIRO? – MISTÉRIOS DO ESPAÇO

Qual é o cheiro do espaço?

Não é possível identificar exatamente o odor do espaço. Isso porque o Universo é um grande vácuo, sem oxigênio. Assim, não tem partículas suficientes para colidir com nosso nariz e nos fazer sentir cheiros.

Apesar disso, os astronautas já relataram odor de fumaça e de algo queimado nas roupas ao retornar do espaço. Mas não dá para dizer que esse é o cheiro do Universo.

O nosso sistema solar é rico em carbono e pobre em oxigênio. É só imaginar um carro preso em um ambiente muito fechado: o oxigênio vai diminuindo, e você começa a sentir um mau cheiro e fuligem preta. Depois de deixar a nossa galáxia, no entanto, os odores podem se tornar realmente interessante. Em alguns locais do universo, por exemplo, nuvens moleculares repletas de minúsculas partículas abrigam uma verdadeira miscelânea de aromas, de rajas de açúcar a cheiro de ovo pobre.

O ESPAÇO TEM CHEIRO? - MISTÉRIOS DO ESPAÇO
Douglas Wheelock, astronauta da Nasa, durante trabalho externo na estação espacial

 

VEJA TAMBÉM:

Davson Filipe é Técnico em Eletrônica, WebDesigner e Editor do Realidade Simulada – Blog que ele próprio criou com propósito de divulgar ciência para o mundo. Fascinado pelas maravilhas do universo, sonha em um dia conhecer a Nasa.