O Horário de Verão Realmente Funciona?

Horário de verão realmente funciona?

O horário de verão tem se tornado recentemente fonte de grandes dúvidas, principalmente porque agora nós conseguimos perceber que talvez ele não seja tão eficaz.

Origem do horário de verão

Algumas pessoas acreditam, embora, não seja verdade que Hitler criou o horário de verão na Alemanha na segunda guerra mundial para economizar energia. Na verdade, o horário de verão foi criado em 1908 quando alguns cidadãos canadenses por vontade próprias adiantaram os seus relógios em uma hora e logo depois pediram desculpas.

A ideia inicial era que adicionando uma hora nos nossos relógios durante o horário de verão, teríamos mais tempo para fazer nossas atividades diárias.  Ainda não se tinha ideia de economizar energia, as pessoas simplesmente só queriam mais tempo para se divertir.

A Alemanha foi o primeiro país a implantar o horário de verão para economizar energia

Resultado de imagem para horário de verão primeira guerra mundial

Em 1916, o então Império Alemão, no meio da primeira guerra mundial, decidiu adotar o horário de verão como uma maneira de salvar carvão e consequentemente energia para os esforços de guerra. Quando a guerra acabou o horário de verão também se foi com algumas exceções de alguns países que continuaram usando.

Na segunda guerra mundial, ele voltou a ser implementado com a mesma razão de economizar energia.

No Brasil

O horário de verão começou a ser adotado no Brasil em 1931, durante o governo do então presidente Getúlio Vargas. Foi só na gestão de Lula que o horário de verão ganhou um decreto o instituindo de maneira permanente no país da meia-noite do terceiro domingo do mês de outubro de cada ano até a meia-noite do terceiro domingo do mês de fevereiro do ano seguinte.

No Brasil a ideia sempre foi reduzir o consumo de energia à noite, no horário de pico, entre 18h e 21h. O principal objetivo é aproveitar melhor a luz natural em vez da artificial. Adiantando os relógios, as pessoas ganham uma hora a mais de luminosidade — em tese, dependendo menos da energia elétrica. A prática é comum ao redor do mundo. Nos Estados Unidos, recebe o nome de “Daylight Saving Time”.

Leia também : 15 segredos que a Disney tem mantido escondido há décadas e agora você conhece.

Por que o horário de verão não é adotado no Norte e no Nordeste?

Horário de verão realmente funciona?

Como o sistema funciona melhor nos lugares distantes da Linha do Equador (onde há diferença mais significativa na duração do dia entre o verão e o inverno), o horário de verão não é adotado no Norte e no Nordeste, apenas nos estados do Centro-Oeste, Sudeste e Sul do país.

Quando o verão vai se aproximando do fim, os dias voltam a ficar mais curtos no locais distantes da Linha do Equador. Para evitar que as pessoas comecem o dia no escuro e tenham de acender a luz, o horário de verão é então interrompido.

Mas o horário de verão realmente funciona nos dias de hoje?

O debate que acontece agora no governo começou depois de um estudo do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e do Ministério de Minas e Energia (MME) concluir que o horário de verão traz efeitos “próximos à neutralidade” no que diz respeito à economia de energia elétrica.

Segundo os técnicos, a medida era mais eficiente no passado. A popularização dos aparelhos de ar condicionado é uma das principais razões da mudança. No estudo, técnicos do MME apontaram que a temperatura é o que mais influencia os hábitos do consumidor, e não a incidência da luz durante o dia. Como o calor é mais intenso no fim da manhã e início da tarde, os picos de consumo são registrados atualmente nesse período e não mais das 18h e 20h.

Para chegar a uma decisão final, um grupo de trabalho foi criado especialmente a fim de analisar a eficácia do horário de verão. A equipe quer tomar uma decisão já nas próximas semanas, para que ela seja válida ainda este ano. Como a decisão cabe somente ao Poder Executivo, ela não precisará passar pelo Congresso.

Referências :

  1. https://goo.gl/L9yj8K
  2. https://goo.gl/8bNFtD
  3. Qual é a origem do dia das crianças?

Davson Filipe é Técnico em Eletrônica, WebDesigner e Editor do Realidade Simulada – Blog que ele próprio criou com propósito de divulgar ciência para o mundo. Fascinado pelas maravilhas do universo, sonha em um dia conhecer a Nasa.