Cientistas desenvolveram Híbrido de humano com ovelha

Meio ovelha meio humano? Não precisamente 50/50, mas sim. Pesquisadores da Universidade Stanford, nos Estados Unidos, anunciaram que conseguiram introduzir com sucesso células humanas em um embrião de ovelha.

Com essa nova técnica, os cientistas planejam criar órgãos com caracterísitcas humanas em animais, facilitando a oferta para transplantes.

A equipe atualmente está autorizada a permitir que os embriões quiméricos se desenvolvam por 28 dias, dos quais 21 na ovelha.

Embora isso possa ser suficiente para ver o desenvolvimento do órgão desaparecido quando as células humanas são eventualmente combinadas com o embrião geneticamente modificado, o Dr. Hiro Nakauchi, da Universidade de Stanford, que faz parte da equipe, disse que uma experiência mais longa, talvez até 70 dias, seria mais convincente, embora isso exigisse permissão adicional das placas de revisão institucional.

A estrada até esse futuro próximo

O caminho para desenvolver órgãos específicos em animais ainda é longo, mas os pesquisadores se animaram com a confirmação dessa possibilidade.

Não é a primeira vez que embriões híbridos são testados: em 2017,o primeiro embrião de porco com células humanas foi criado por pesquisadores do Instituto Salk, nos Estados Unidos.

A partir de técnicas avançadas de edição do genoma, os pesquisadores planejam desenvolver embriões de animais com características específicas.

Eles já conseguiram, por exemplo, manipular embriões de ovelhas e porcos para que não desenvolvessem seus pâncreas, o que pode parecer bizarro e até cruel, mas que indica o que pode ser feito em breve: introduzir células humanas e influenciar o crescimento do órgão com características comuns aos humanos.

Claro, ainda se haverá muita coisa antes que um orgão criado dentro de uma ovelha possa ser implantado num humano. Inicialmente, como em todos procedimentos experimentais existirá um risco, a comunidade científica também debate as implicações éticas da técnica.

Além do lado humano da coisa (com o perdão do trocadilho): seria correto criar “animais hospedeiros” como se fossem um banco de órgãos?

Veja Também:

Fonte:

  • https://www.theguardian.com/science/2018/feb/17/breakthrough-as-scientists-grow-sheep-embryos-containing-human-cells