Os grandes tubarões brancos estão sendo caçados e não é pelos seres humanos

Os grandes tubarões brancos estão sendo caçados e não é pelos seres humanos

Sem alimento, orcas estão caçando tubarões brancos

O mar na costa da África do Sul é o palco de uma batalha até então inédita no reino animal. Orcas e os grandes tubarões brancos sempre estiveram no topo de suas cadeias alimentares – sem nunca interferirem uns com os outros. Mas, agora, depois de corpos de três tubarões brancos aparecerem em praias sul-africanas durante o mês maio de 2017, apresentando ferimentos com as mesmas características, os cientistas afirmam que eles estão sendo caçados pelas orcas.

Os grandes tubarões brancos estão sendo caçados e não é pelos seres humanos

As orcas costumam atacar em grupo e alguns delas se especializam na caça de espécies específicas. De acordo com o Mirror, os especialistas afirmam que os corpos dos tubarões brancos indicam que eles foram mortos após terem seus fígados removidos – o que seria uma “marca registrada” das orcas. Segundo a cientista Ingrid Visser, que estuda orcas há mais de vinte anos, elas criam fortes correntes com o movimento de suas caudas, forçando os tubarões a emergirem: é nesse momento em que elas atacam.

Explicação

A bióloga Alison Towner, da organização Dyer Island Conservation Trust, afirma que só há registros de orcas atacando tubarões brancos em duas vezes – nenhuma delas na costa sul-africana. Para ela, as baleias podem ter se voltado aos tubarões por uma redução na população das espécies que são suas presas habituais, como resultado da poluição das águas e também das mudanças climáticas. O fígado dos tubarões brancos, que pode pesar mais de 60kg e é rico em matéria orgânica, seria um substituto alimentar ideal para as baleias.

Assista o vídeo :

Veja também :

Pesquisadores identificam pássaros em processo de evolução para gerar nova espécie

Chimpanzé reencontra o seu 1º cuidador e emociona a internet

15 mil cientistas assinaram um “aviso à humanidade”

Davson Filipe é Técnico em Eletrônica, WebDesigner e Editor do Realidade Simulada – Blog que ele próprio criou com propósito de divulgar ciência para o mundo. Fascinado pelas maravilhas do universo, sonha em um dia conhecer a Nasa.

  • Marina Vilas Boas

    Graças a intervenção perniciosa do ser humano que se desaparecesse da face da terra não faria falta alguma