Pálido ponto azul: a belíssima reflexão de Carl Sagan

Pálido ponto azul: a belíssima reflexão de Carl Sagan

Pálido Ponto Azul :

Pálido Ponto Azul (em inglês: Pale Blue Dot) é uma fotografia da Terra tirada em 14 de fevereiro de 1990 pela sonda Voyager 1. A foto foi feita a pedido de Carl Sagan, que convenceu a NASA de que os gastos para registrar a foto valiam a pena, mesmo que ela não tivesse valor científico. Esta foto, ele argumentou, nos mostrará “nosso lugar no Universo“.

Muitos se opuseram à ideia porque apontar para o sol poderia danificar os equipamentos da sonda interplanetária. Mas no final, graças à tenacidade de várias pessoas e da ajuda de Richard Truly, administrador da NASA na época, a foto acabou sendo registrada. 

Pálido Ponto Azul - Carl Sagan
Nessa fotografia, o tamanho aparente da Terra é menor do que um pixel; o planeta aparece como um pequeno ponto na imensidão do espaço, no meio de um raio solar captado pela lente da câmera. Imagem: Voyager 1/NASA, 6 Junho 1990

Ao ver a imagem acima do planeta Terra, fotografada a partir de 6 bilhões de quilômetros  de distância pela Voyager 1, o astrônomo Carl Sagan ficou tão emocionado que escreveu seus pensamentos sobre o significado mais profundo desta fotografia. Mais tarde, ele leu seus pensamentos em voz alta, que estão incluídos neste pequeno tributo no vídeo:

Gravado pelo Guilherme Briggs, um dos mais proeminentes dubladores e narradores do Brasil, que ficou perfeito.Aconselho a escutarem e refletirem.

Veja também:

O Fato Mais Impressionante – Neil deGrasse Tyson

Por que Sócrates Odiava a Democracia?

Teoria do Big Bang – Foi uma grande explosão?