Por que alguns animais comem seus filhotes?

Por que alguns animais comem seus filhotes?

Embora este não seja um fenômeno que os humanos entendam instintivamente, às vezes alguns animais podem comer seus próprios filhotes.

Hamsters podem comer seus  filhotes

Por mais medonho que isso possa parecer, no entanto, seus instintos podem estar orientando suas ações. Ela pode fazer isso caso ela ache que seja o melhor para a ninhada em geral. Hamsters mães não têm medo de fazer sacrifícios para o bem de suas crias em geral, por isso não devemos julgá-las por comer alguns de seus filhos.

Alguns motivos para os Hamsters fazerem isso :

Por que alguns animais comem seus filhotes?

Estresse e medo

É mais comum acontecer em mães de primeira viagem,  o estresse e o medo associados à criação dos bebês pode ser demais para suportar. Se o seu hamster se sentir estressado pelas exigências de sua ninhada, ela pode acabar matando os bebês. A melhor maneira de evitar essa situação trágica é dar a ela e a ninhada bastante tempo sozinhos.

Confusão com o cheiro

A relação de uma mãe com seus filhos é ditada em grande parte pelo cheiro. Se você tocar nos bebês, você deixará o seu cheiro neles. Isso pode confundir a mãe, fazendo com que ela não reconheça os bebês como seus próprios, ou ela pode considerá-los de repente como defeituosos.

Controle populacional

Na verdade isso pode ser uma estratégia inteligente, os hamsters comem seus próprios bebês como uma forma de controle populacional. Fêmea com uma ninhada de 8 filhotes, comem dois deles em média, e quando cientistas tentaram acrescentar  dois filhotes a ninhada, a mamãe Hamesters comeu 4 deles. Mas se você remover dois filhotes no dia do seu nascimento praticamente acaba com o canibalismo.

Leia também : Benjamin Button da vida real: com condição rara, garoto de apenas 4 anos tem aparência de um idoso

O canal Minuto da Terra explica “Os motivos pelo qual alguns animais comem suas próprias crias.” O vídeo também explica “Que o canibalismo animal faz todo o sentido biológico.”

 

Referências

  1. https://goo.gl/5mynP8
  2. https://goo.gl/xggT4q
  3. Sal- saiba do que ele é feito

 

Davson Filipe é Técnico em Eletrônica, WebDesigner e Editor do Realidade Simulada – Blog que ele próprio criou com propósito de divulgar ciência para o mundo. Fascinado pelas maravilhas do universo, sonha em um dia conhecer a Nasa.