Por que as estrelas piscam no céu e os planetas não?

estrelas

Imagina há muito tempo quando o homem saiu pele primeira vez das cavernas e olhou para o céu.

Ele deve ter olhado para aquelas milhares de estrelas e percebido que algumas delas piscavam e outras não.

Por que as estrelas piscam no céu e os planetas não?

As estrelas piscam no céu noturno por causa de turbulências ocorridas na atmosfera, de uma forma simplista a imagem de uma estrela é basicamente um ponto de luz no céu.

Quando há um desequilíbrio na atmosfera (agitação), a luz da estrela recebe um desvio para vários rumos diferentes. Então a visualização da estrela recebe pequenas alterações em seu brilho e no lugar onde está situada, e com isso começa a piscar.

O fato de o telescópio Hubble ser tão eficaz é devido à sua permanência na órbita do espaço, acima da superfície do planeta, desviando-se da refração da luz ele captura imagens de melhor qualidade.

Em contrapartida, as estrelas que não piscam a olho nu, na verdade não são estrelas e sim planetas. A sua imagem pode ser vista em razão de seu tamanho e proximidade da Terra.

estrelas
Imagem reprodução

Fonte : https://goo.gl/YhVpAg

Saiba mais :

Leia também:

“Como o Sol ‘queima’ se não tem oxigênio no espaço?”

Davson Filipe é Técnico em Eletrônica, WebDesigner e Editor do Realidade Simulada - Blog que ele próprio criou com propósito de divulgar ciência para o mundo. Fascinado pelas maravilhas do universo, sonha em um dia conhecer a Nasa.