Por que gostamos tanto de gatos?

Por que gostamos tanto de gatos?

Os gatos são excelentes companheiros, com a vantagem adicional de não precisarem de atenção integral. O gato se contenta em ficar ao seu lado, mesmo enquanto você está ocupado com outras coisas.

Descendência do  gato doméstico

De acordo com um estudo genético realizado e posteriormente publicado na revista Science, o gato doméstico é descendente do Felis Silvestris Lybica, o qual nasceu do cruzamento entre cinco espécies selvagens distintas, ocorrido há mais de 100 mil anos. Os cientistas envolvidos nesta pesquisa descobriram gatos selvagens com DNA idêntico ao dos gatos domésticos, em Israel, Emirados Árabes Unidos, Bahrein e Arábia Saudita.

O estudo concluiu que apesar da árvore genealógica dos gatos domésticos indicar a origem em cinco tipos de felino selvagens, tal não significa que este animal foi domesticado cinco vezes.

A domesticação do gato pelos humano

A domesticação do gato começou há cerca de 10.000 ou 12.000 anos atrás. No mesmo momento em que os primeiros agricultores domesticaram as primeiras variedades de cereal. Quando isso aconteceu, as lavouras passaram a atrair roedores, e os felinos primitivos adaptaram-se à caça desses animais, entrando em contato com os humanos.

É sabido que cereais atraem roedores e que os felinos são os melhores caçadores que a natureza criou. Conclui-se, portanto, que a adaptação dos gatos à caça dos roedores que invadiam os locais de armazenamento dos cereais foi uma evolução nascida da necessidade humana.

A importância dos gatos

A importância dos gatos foi tal que o povo egípcio os considerava sagrados. Esses animais eram tão venerados que existiam leis a proibir que os gatos fossem levados para fora do Egipto. Quem fosse apanhado a traficar um gato era punido com a pena de morte e quem matasse um gato recebia pena igual. Inclusivé quando um gato morria de morte natural era mumificado e os seus donos eram obrigados a usar trajes de luto.

Por que adoramos os gatos?

Por que gostamos tanto de gatos?

O número de gatos nos lares brasileiros não para de crescer. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), já são mais de 22 milhões de felinos presentes nas residências , quantidade duas vezes maior do que em 1996. Mas mesmo com esse aumento na popularidade, muitas pessoas ainda possuem inúmeras perguntas e curiosidades sobre gatos.

O canal Minuto da Terra explica “Os motivos pelo qual nós adoramos tanto os gatos.”

 

Referências :

  1. https://goo.gl/mT394C
  2. https://goo.gl/WPhwPx
  3. https://goo.gl/Y82LJr

Veja também

Por que alguns animais comem seus filhotes?

Por que não sentimos a Terra girar?

Por que não vamos mais à Lua?

Davson Filipe é Técnico em Eletrônica, WebDesigner e Editor do Realidade Simulada – Blog que ele próprio criou com propósito de divulgar ciência para o mundo. Fascinado pelas maravilhas do universo, sonha em um dia conhecer a Nasa.