Por que não vamos mais à Lua?

Por que não vamos mais à Lua?

Por que  não vamos mais à Lua? Tendo em vista a tecnologia atual ser mais avançada que naquela época?

Alguns motivos

Levar pessoas à Lua custa caro e exige muito investimento em equipamentos de oxigênio e alimentação. Com o desinteresse da opinião pública, as verbas foram cortadas pelo congresso americano, haja vista que não era nada barato ao governo manter o projeto Apollo.

Outro motivo do homem não voltar a Lua está relacionado a falta do que fazer em solo lunar, pois  todas as experiências foram feitas.

Experimentos

A ida do homem à Lua não foi apenas por diversão, havia estudos científicos a se fazer por lá. Um deles foi comprovar a teoria de Galileu  “martelo e a pena”. Teoria esta que consiste em dois corpos de massas diferentes soltos ao mesmo tempo, de uma determinada altura, sem a interferência da atmosfera (ar), tocariam o solo  ao mesmo tempo.

Nós sabemos que há gravidade na Lua, aproximadamente 1/6 da gravidade terrestre (1,67m/s2), entretanto a gravidade lunar não é grande o suficiente para impedir a realização do experimento.

O astronauta David Scott comandante da missão Apollo XV (1971), fez o experimento com uma pena e um martelo (assim como previu Galileu). Ao jogar os corpos a uma altura, ambos tocaram o solo lunar ao mesmo tempo. Mostrando que Galileu estava certo. Como se pode ver no vídeo abaixo.

David Scott fazendo o experimento do Martelo e Pena.

Rochas para estudos

Foram necessários mais de dez anos de pesquisa até os Estados Unidos enviarem os primeiros astronautas ao nosso satélite natural, em 1969. Eles foram até lá para coletar amostras do solo lunar, trazidas para serem estudadas na Terra.

Por que não vamos mais à Lua?
Rochas lunares. Fonte: NASA

Depois, os cientistas perceberam que isso poderia ser feito de maneira mais fácil, segura e barata: desde 1972, a exploração do espaço é feita por meio de sondas (espécies de pequenos foguetes controlados por computador, sem a presença de astronautas). Usando esses equipamentos, a Lua já foi visitada mais de 100 vezes!

 

 

Referências 

Leia também :

Davson Filipe é Técnico em Eletrônica, WebDesigner e Editor do Realidade Simulada – Blog que ele próprio criou com propósito de divulgar ciência para o mundo. Fascinado pelas maravilhas do universo, sonha em um dia conhecer a Nasa.