Por que os planetas giram ao redor do Sol?

Por que os planetas giram ao redor do Sol?

Que fenômeno é esse?

Isso acontece porque a gravidade é tão forte no Sol que mantém os planetas do sistema solar girando ao redor dele. O mesmo faz a gravidade da Terra em relação à Lua: não deixa que nosso satélite natural saia vagando por aí. Aliás, mesmo que você pule, sempre volta para o chão. A responsável por isso também é a gravidade.

O que é a gravidade?

A gravidade é a força que atrai dois corpos um para o outro. Por causa dela, maçãs caem em direção ao solo, e os planetas do nosso sistema orbitam o sol. Quanto maior a massa de um objeto, mais forte sua atração gravitacional.

A gravidade é o que nos faz ter peso. Quando nos pesamos, a balança indica o quanto a gravidade está agindo em nosso corpo. A fórmula para determinar o peso de qualquer objeto ou pessoa é: peso é igual a massa vezes a gravidade. Na Terra, a gravidade é uma constante de 9,8 metros por segundo ao quadrado, ou 9,8 m/s².

Quem descobriu?

Por que os planetas giram ao redor do Sol?
Sir Isaac Newton contempla a força da gravidade ao observar a queda de uma maça, por volta de 1665. Foto: Getty Images

Sir Isaac Newton foi o físico que desenvolveu a Teoria da Gravitação Universal. Ele descobriu que a gravidade atua sobre toda a matéria e é uma função de massa e distância.  Talvez ele descobriu por culpa da maçã.

Dizem que ele mesmo contava essa história, mas não se sabe se ela é real :

Newton estaria debaixo de uma macieira, em 1665, quando um fruto caiu na cabeça dele. Isso o teria levado a pensar se a mesma força que puxou a maçã mantinha a Lua orbitando a Terra. Ele estava certo… Era a gravidade!

Einstein, generalizador da gravidade

Por que os planetas giram ao redor do Sol?
Albert Einstein: a Teoria da Relatividade Geral de Einstein superou todos os testes desde que foi publicada pela primeira vez há quase cem anos. (GettyImage)

Newton publicou seu trabalho sobre a gravitação em 1687. Suas ideias reinaram como a melhor explicação até que Albert Einstein veio com a sua Teoria Geral da Relatividade, em 1915.

A Teoria da Relatividade Geral de Einstein, que explica a gravidade como uma consequência da curvatura do espaço-tempo criada pela presença de massa e energia, superou todos os testes desde que foi publicada pela primeira vez há quase há mais de cem anos.

Com sua brilhante ideia de que tempo e espaço são relativos e estão profundamente entrelaçados, Einstein acabou redefinindo a teoria de Newton, ligando massa e gravidade ao espaço-tempo.

Segundo a Teoria Geral da Relatividade

Em alguns tipos de brinquedo comuns em parques de diversões, a rotação da máquina mantém as pessoas grudadas na cadeira pela força centrífuga, como se houvesse uma “gravidade artificial”. A gravidade real também funciona assim – o sol curva tanto o espaço ao seu redor que mantém a Terra em sua órbita, como se ela estivesse “grudada na cadeira” (a mesma ideia explica porque estamos “presamos” ao chão do planeta e não “caímos” para o espaço profundo – por causa da curvatura criada pela Terra no espaço ao seu redor).

Einstein também descobriu que, quanto maior a gravidade, mais lento é o ritmo da passagem do tempo. Por isso, ele chamou essa força de “curvatura no tecido espaço-tempo”.

Assista o vídeo :  Pai Explica a Força da Gravidade com Ajuda de seus Filhos

 

Referências :

Veja também :

Isaac Newton – Um Dos Maiores Gênios da Humanidade

Como Albert Einstein contribiu com o GPS?

Davson Filipe é Técnico em Eletrônica, WebDesigner e Editor do Realidade Simulada - Blog que ele próprio criou com propósito de divulgar ciência para o mundo. Fascinado pelas maravilhas do universo, sonha em um dia conhecer a Nasa.