Quanto você pesaria em outros planetas?

Quanto você pesaria em outros planetas?

O quanto você pesa é uma medida que varia de acordo com a gravidade do lugar onde você está.

Depende da massa do planeta e da distância entre seu núcleo e a superfície. Peso é uma força de atração entre dois corpos, em que o de maior massa sai ganhando (atrai mais). Uma das consequências da atração que a Terra exerce em nós, por exemplo, é o fato de ficarmos presos à sua superfície.

A intensidade dessa força pode ser calculada e é medida em “quilogramas-força” e em “newton” (abreviações: kgf e N).O cálculo considera não apenas a massa dos envolvidos mas também o raio, já que os planetas são redondos.

 Isaac Newton propôs uma fórmula matemática para essa conta:

“O peso é proporcional à sua massa, mas inversamente proporcional ao quadrado do raio do corpo celeste”.

Quanto você pesaria em outros planetas?

Mercúrio – 1 quilo = 0,37 quilo

O menor planeta do sistema solar tem pouca gravidade por possuir menos massa. É assim que você fica bem levinho por lá! Para fazer a conta, multiplique seu peso na Terra por 0,37.

Vênus – 1 quilo = 0,88 quilo

Tem gravidade parecida com a da Terra. Para descobrir seu peso nesse planeta, multiplique o número que aparece na balança por 0,88.

Marte – 1 quilo = 0,38 quilo

Por ser um planeta com só um pouco mais de massa do que Mercúrio, a conta fica parecida para os dois: basta multiplicar seu peso por 0,38.

Júpiter – 1 quilo = 2,64 quilos

O maior planeta do sistema solar possui muito mais gravidade do que a Terra por ter muito mais massa. Assim, para saber seu peso, multiplique o valor por 2,64.

Saturno – 1 quilo = 1,15 quilo

Apesar de ser um planeta gasoso, como Júpiter, tem menos massa: multiplique seu peso por 1,15.

Urano – 1 quilo = 1,17 quilo

Também é um planeta gasoso, mas não chega nem perto da massa do grandalhão Júpiter. Faça a conta multiplicando por 1,17.

Netuno – 1 quilo = 1,18 quilo

O último planeta do sistema solar é um pouco menor do que Urano, mas tem massa maior – e gravidade também maior. Descubra seu peso em Netuno multiplicando por 1,18.

O link abaixo mostra um simulador de como um corpo se movimenta, conforme a gravidade de cada planeta do sistema solar.

Veja também :

  1. Como seria possível viajar no tempo?
  2. Planetas habitáveis e onde habitam?

Davson Filipe é Técnico em Eletrônica, WebDesigner e Editor do Realidade Simulada - Blog que ele próprio criou com propósito de divulgar ciência para o mundo. Fascinado pelas maravilhas do universo, sonha em um dia conhecer a Nasa.