Sonda Voyager 1 religa Seus Motores Depois de 37 Anos

Sonda Voyager 1 religa Seus Motores Depois de 37 Anos

Se você tentar ligar seu carro parado depois de décadas, muito provavelmente ele não vai responder.

Mas a tecnologia espacial é realmente espetacular.

A Voyager 1 é a sonda mais rápida, e que está mais distante já feita pelo homem, ela é o primeiro objeto a entrar no espaço interestelar, ou pelo menos está muito perto dele.

Ela foi lançada ao espaço, a 40 anos atrás, e durante a sua viagem pelo sistema solar, sobrevoou os planetas Júpiter e Saturno, além de sobrevoar satélites naturais importantes desses dois planetas.

A última vez que a Voyager 1 teve seus foguetes acionados foi em 8 de Novembro de 1980, depois de passar por Saturno. Mas, 37 anos depois, no dia 28 de Novembro de 2017, os engenheiros da Voyager 1 acionaram seus motores novamente, e testaram a habilidade de orientar a sonda usando pulsos de 10 milissegundos.

Leia também :  As 5 melhores fotos da Sonda Cassini

Tempo de espera

Para saber se o comando foi dado e recebido com sucesso, os engenheiros tiveram que esperar 19 horas e 35 minutos, esse foi o tempo que o sinal viajou até chegar na antena de Goldstone na Califórnia.

Tudo isso foi feito e testado para tentar estender mais um pouco a vida da sonda Voyager 1, e com isso tentar entender um pouco mais sobre o meio interestelar.

Embora ela não nos mande mais imagens, e nem dados tão completos, ela possui uma maneira de contar as partículas e também a intensidade tanto do vento solar, como do que existe no meio interestelar, e a partir disso, os pesquisadores tiram suas conclusões.

Voyager 2

O mesmo tipo de teste será feito com a Voyager 2 que possui esses mesmos motores, e devem estar em lehor estado do que o da Voyager 1. Lembrando que a Voyager 2 ainda não alcançou o meio interestelar. O que deve acontecer nos próximos anos, então é importante também ter a sonda funcionando e com a vida um pouco mais estendida.

Assista o vídeo do canal Space Today para saber mais :

Fonte :

https://www.jpl.nasa.gov/news

Veja também :

Explosão de Meteoro transforma noite em dia na Finlândia

O ESPAÇO TEM CHEIRO? – MISTÉRIOS DO ESPAÇO

Galáxias – Tudo o que você precisa saber!

Davson Filipe é Técnico em Eletrônica, WebDesigner e Editor do Realidade Simulada – Blog que ele próprio criou com propósito de divulgar ciência para o mundo. Fascinado pelas maravilhas do universo, sonha em um dia conhecer a Nasa.