SpaceX

A Space Exploration Technologies Corporation, ou simplesmente SpaceX, é uma empresa de transporte espacial dos Estados Unidos, sediada em Hawthorne, na Califórnia. Ela foi fundada em 2002 por Elon Musk, cofundador da PayPal, com o objetivo de criar tecnologias capazes de reduzir os custos com trasporte espacial, possibilitando assim a colonização de Marte. Sua sede, ficava originalmente em El Segundo, na Califórnia.

A SpaceX desenvolveu os veículos lançadores: Falcon 1 e Falcon 9, projetados desde o início como foguetes modulares e reutilizáveis. Ela desenvolveu também a espaçonave Dragon, a ser colocada em órbita usando o foguete Falcon 9.

Em 2006, a NASA concedeu a SpaceX um contrato para que ela fizesse parte do Commercial Orbital Transportation Services (COTS), com a finalidade de projetar e demonstrar um sistema de lançamento capaz de reabastecer a Estação Espacial Internacional. Para manter os custos baixos, a SpaceX projeta, testa e fabricar a maioria dos componentes que usa nas suas próprias dependências, incluindo os motores Merlin, Kestrel e Draco.

Em 25 de Maio de 2012, a SpaceX fez história ao realizar o primeiro voo privado de reabastecimento da Estação Espacial Internacional. Em setembro de 2016 Elon Musk anunciou um plano para levar humanos e estabelecer uma colônia em Marte.

SpaceX tem sua sede na em Hawthorne, na Califórnia, onde também produz seus foguetes. A empresa também comprou um campo de testes no Texas, e atualmente opera três plataformas de lançamento, com já outra em desenvolvimento. SpaceX também opera três escritórios regionais nos Texas, Virginia e Washington.

SpaceX atualmente opera três bases de lançamento, em Cabo Canaveral, na Base da Força Aérea de Vandenberg e no Centro Espacial John F. Kennedy, com planejamento de uma outra em Brownsville, no Texas.

O Complexo 40 na Base da Força Aérea, em Cabo Canaveral (SLC-40) é usado para lançamentos de baixa órbita e geoestacionárias. Ela não é capaz de fazer lançamentos em órbitas polares, ou para a Falcon Heavy.

O Complexo de Lançamentos Espaciais 4 (SLC-4) na Base da Força Aérea de Vandenberg é usada para lançamentos em órbitas polares e Satélites, podendo também lançar a Falcon 9 e a Falcon Heavy[19]. Porém, ela não pode fazer lançamentos de baixa inclinação.

O complexo de Lançamentos 39A (LC39A) está sobre desenvolvimento pela SpaceX desde Dezembro de 2013, quando a NASA anunciou que A SpaceX é seu novo parceiro comercial[20]. A empresa assinou o contrato de locação em Abril de 2014, garantindo 20 anos de uso da Plataforma 39A. SpaceX anunciou planos lançar a Falcon 9 e a Falcon Heavy por essa plataforma, e também construir um novo hangar perto dela[21].Elon Musk declarou que maior partes dos lançamentos da SpaceX será na plataforma LC39A, incluindo cargas comerciais e missões tripuladas para a ISS.

Falcon 9

O Falcon 9 é um veículo de lançamento reutilizável, desenvolvido pela SpaceX. Atualmente, ele é o único membro ativo da família de foguetes Falcon.

A combinação Falcon 9 – Dragon, venceu a concorrência para um dos contratos para o Commercial Resupply Services (CRS) da NASA, com o objetivo de reabastecer a Estação Espacial Internacional (ISS) sob o programa Commercial Orbital Transportation Services (COTS). A primeira missão de reabastecimento comercial da ISS foi lançada em 7 de Outubro de 2012. O Falcon 9, também está certificado para transporte de astronautas na fase CCiCap do programa Commercial Crew Development (CCDev).

 

Referência

http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/spacex-lanca-falcon-9-primeiro-foguete-reutilizado.ghtml

http://www.seattletimes.com/business/spacexs-redmond-effort-very-speculative/

https://oglobo.globo.com/sociedade/ciencia/elon-musk-anuncia-projeto-de-levar-humanos-marte-20190067

A foto desta página foi utilizada apenas para ilustrar o post , a mesma pertence a o seu legítimo proprietário, por direito.

 

Davson Filipe é Técnico em Eletrônica, WebDesigner e Editor do Realidade Simulada – Blog que ele próprio criou com propósito de divulgar ciência para o mundo. Fascinado pelas maravilhas do universo, sonha em um dia conhecer a Nasa.