Super-Humanos Por Meio da Tecnologia: Exoesqueleto

Imagine correr dezenas de quilômetros sem suar, pular distâncias equivalentes a um campo de futebol e levantar toneladas com nenhum esforço.

Algo que parece restrito aos super-heróis que povoam os quadrinhos, cinemas e jogos, mas que está cada vez mais próximo de se tornar realidade

Surgidos na ficção produzida durante o século XIX, os exoesqueletos projetados para o uso humano estão a cada dia mais próximos de serem produzidos em larga escala.

O que é exoesqueleto?

Super-Humanos Por Meio da Tecnologia: Exoesqueleto

Como o nome deixa claro, um exoesqueleto se trata de uma espécie de esqueleto artificial usado de forma externa pelo usuário, quase como se fosse uma roupa. Através do uso de metais resistentes e truques da engenharia moderna, esses acessórios ampliam em diversas vezes a capacidade física de uma pessoa.

Vai demorar um pouco até conseguirmos uma armadura como a do “Homem de Ferro”, mas “exoesqueletos biônicos” já estão sendo testados e usados.

Usado na medicina


Super-Humanos Por Meio da Tecnologia: Exoesqueleto


A maior parte dos equipamentos existentes são usados para reabilitação, criando uma “roupa” robótica que permite que pessoas com paralisia dos membros inferiores fiquem em pé e caminhem novamente. Os exoesqueletos restantes visam aumentar a força do usuário, criando um “homem superforte”.

Especialista em biônica, acredita que exoesqueletos médicos e militares vão se tornar populares em breve, e em seguida o equipamento deve alcançar o cidadão comum. “Nos próximos cinco anos, veremos mais e mais exoesqueletos por aí”, diz Sugar, professor de engenharia da Universidade do Estado do Arizona (EUA).

Vídeo:

Para mais informações:

Podcast sobre Exoesqueleto: https://jovemnerd.com.br/nerdcast/nerdcast-490-o-ultra-humano/

Matéria sobre pesquisadores que estão usando Realidade Vitual e Exoesqueletos na reabilitação de pacientes paraplégicos:  https://jovemnerd.com.br/nerdnews/pesquisadores-estao-usando-vr-e-exoesqueletos-na-reabilitacao-de-pacientes-paraplegicos/

Neuroengenheira brasileira cria exoesqueleto para pessoas voltarem a andar: https://www.tecmundo.com.br/exoesqueleto/116658-neuroengenheira-brasileira-cria-exoesqueleto-pessoas-voltarem-andar.htm

Referência:

http://hypescience.com/6-exoesqueletos-que-nos-tornam-super-humanos/

https://www.tecmundo.com.br/futuro/11300-tecnologias-promissoras-exoesqueletos.htm

http://www.sciencemag.org/news/2015/10/feature-can-we-build-iron-man-suit-gives-soldiers-robotic-boost

Veja também :

A impressionante entrevista dada pela robô Sophia

Será que a realidade é somente uma simulação?

Biohacking – A Arte de Hackear a Biologia

Davson Filipe é Técnico em Eletrônica, WebDesigner e Editor do Realidade Simulada - Blog que ele próprio criou com propósito de divulgar ciência para o mundo. Fascinado pelas maravilhas do universo, sonha em um dia conhecer a Nasa.