Teoria do Big Bang – Foi uma grande explosão?

O Big Bang não aconteceu como uma bomba, apesar de os cientistas acreditarem que tenha sido barulhento. Na verdade, o fenômeno foi uma expansão muito (muito mesmo!) rápida que teria dado início ao Universo como conhecemos hoje.

Teoria do Big Bang

É a teoria cosmológica dominante sobre o desenvolvimento inicial do universo. Os cosmólogos usam o termo “Big Bang” para se referir à ideia de que o universo estava originalmente muito quente e denso em algum tempo finito no passado.

Desde então tem se resfriado pela expansão ao estado diluído atual e continua em expansão atualmente. A teoria é sustentada por explicações mais completas e precisas a partir de evidências científicas disponíveis e da observação. De acordo com as melhores medições disponíveis em 2010, as condições iniciais ocorreram há aproximadamente 13,3 ou 13,9 bilhões de anos.

Leia também : Galáxias – Tudo o que você precisa saber!

A teoria do Big Bang foi anunciada em 1948 pelo cientista russo naturalizado estadunidense, George Gamow (1904-1968) e o padre e astrônomo belga Georges Lemaître (1894-1966). Segundo eles, o universo teria surgido após uma grande explosão cósmica, entre 10 e 20 bilhões de anos atrás. O termo explosão refere-se a uma grande liberação de energia, criando o espaço-tempo.

Ela apoia-se, em parte, na teoria da relatividade do físico Albert Einstein (1879-1955) e nos estudos dos astrônomos Edwin Hubble (1889-1953) e Milton Humason (1891-1972), os quais demonstraram que o universo não é estático e se encontra em constante expansão, ou seja, as galáxias estão se afastando umas das outras. Portanto, no passado elas deveriam estar mais próximas que hoje, e, até mesmo, formando um único ponto.

Teoria do Big Bang - Foi uma grande explosão?
Este é o conceito artístico da expansão do Universo, onde o espaço (incluindo hipotéticas partes não observáveis do Universo) é representado em cada momento, em seções circulares. O esquema é decorado com imagens do satélite

Quem criou o termo?

O termo Big Bang foi criado pelo o astrofísico britânico Fred Hoyle. Ele não acreditava na teoria e a apelidou de Big Bang para fazer piada. O nome acabou pegando!

E antes?

Ninguém sabe ao certo o que existia antes do Big Bang. Embora existam várias teorias sobre o período anterior, nenhuma delas é comprovada e nem se sabe quando algum estudo avançará. Até o conceito de Big Bang ainda é polêmico, mas acredita-se que esse tenha sido o momento em que Universo surgiu.

Para saber mais assista o vídeo  Em defesa do Big Bang Neil deGrasse Tyson.

Fontes :

  1. https://goo.gl/KoDh7x
  2. https://goo.gl/S8ugmQ
  3. https://goo.gl/Zd7En6
  4. https://goo.gl/uwuyZJ

Davson Filipe é Técnico em Eletrônica, WebDesigner e Editor do Realidade Simulada – Blog que ele próprio criou com propósito de divulgar ciência para o mundo. Fascinado pelas maravilhas do universo, sonha em um dia conhecer a Nasa.