TIRE ALGUMAS DÚVIDAS SOBRE A MEMÓRIA

TIRE ALGUMAS DÚVIDAS SOBRE A MEMÓRIA

Já deve ter acontecido com você: lembrar-se de algo sem importância, como a cena de um filme, mas se esquecer do que realmente importava.

Nós esquecemos alguma coisa quando não prestamos muita atenção na hora em que os fatos acontecem – ou porque se trata de algo que não nos lembramos com frequência.

Quanto mais acessamos uma memória, mas fácil será recordá-la.

Aproveite para tirar outras 5 dúvidas sobre a sua memória!

1) Por que, às vezes, esquecemos o que sonhamos?

Só nos lembramos de um sonho quando acordamos até 10 minutos após ele terminar ou quando somos acordados bem na hora em que estamos sonhando. Esse é o tempo em que o cérebro consegue ativar a memória em estado de sonolência. Se continuarmos dormindo, vamos nos esquecer.

2) Quando adquirimos lembranças novas, as antigas podem ser apagadas da mente?

O cérebro tem uma enorme capacidade de armazenar informações. Ele está programado para guardar todos os fatos importantes que acontecem. Portanto, a entrada de uma nova lembrança não faz outra desaparecer – se as duas forem importantes, elas continuam armazenadas. Mas pode acontecer de um fato ficar guardado e outro, menos importante e que não é lembrado com frequência, acabar esquecido.

3) Ser curioso ajuda a ter boa memória?

Sim! Quando você busca uma nova informação ou procura aprender algo novo, está deixando o cérebro mais ativo. Isso estimula a memória, que precisa armazenar a novidade. Para exercitar ainda mais essa habilidade, descubra informações desconhecidas e fique atento a tudo o que acontece ao seu redor. Você também pode ler e assistir tudo o que for novo e tentar se lembrar dos fatos depois.

4) É verdade que o sono é importante para fixar as memórias?

É verdade! Durante o sono ocorre a síntese de proteínas responsáveis pelo desenvolvimento de conexões neurais, o que ajuda a aprimorar habilidades como a memória. Quando dormimos, o cérebro seleciona as informações acumuladas durante o dia, guardando o que considera importante. Por isso, quem dorme mal tem dificuldade de se lembrar de situações simples. Dica: depois de um dia de muito estudo, é necessário dormir bem para fixar as lições aprendidas.

5) O que é amnésia?

Amnésia é a perda da memória e pode ser causada por doenças que afetam o sistema nervoso, infecções ou traumas físicos. Ela só ocorre quando as regiões do hipocampo ou dos lobos temporais (ambas no cérebro) são atingidas. Essas áreas são responsáveis pela memória e, nesses casos, deixam de funcionar normalmente. A amnésia costuma ser temporária e pode ser total ou parcial. Durante esse processo, algumas pessoas se esquecem de eventos recentes, mas são capazes de se lembrar de fatos muito antigos.

 

Fonte :

Davson Filipe é Técnico em Eletrônica, WebDesigner e Editor do Realidade Simulada – Blog que ele próprio criou com propósito de divulgar ciência para o mundo. Fascinado pelas maravilhas do universo, sonha em um dia conhecer a Nasa.