Uma viagem ao centro da Terra – Camada por camada

Uma viagem ao centro da Terra - Camada por camada

O QUE EXISTE POR DENTRO DA TERRA?

A Terra é um planeta rochoso com três camadas principais no seu interior. Elas são a crosta (também chamada de litosfera), o manto e o núcleo e são responsáveis pela manutenção da ecologia do nosso planeta.

Distância até o centro

Uma viagem ao centro da Terra - Camada por camada
foto: shutterstock

Litosfera

Uma viagem ao centro da Terra - Camada por camada
A litosfera é a camada química mais externa da Terra, caracterizada pela sua rigidez e baixa espessura. (Getty images.)

litosfera é a camada da Terra que compõe a sua superfície sólida. Trata-se da mais fina das camadas do planeta, sendo considerada uma espécie de “casca” do mundo. Possui uma profundidade que varia entre 5 e 100 km, correspondendo a 2,4% do raio da esfera terrestre.

É na litosfera que os seres vivos se desenvolvem – mas só na superfície! A cerca de 70 quilômetros de profundidade, a temperatura já chega a mil graus Celsius.

O Manto Terrestre

Uma viagem ao centro da Terra - Camada por camada
O manto terrestre é a maior das camadas da Terra. Seu comportamento exerce influências diretas sobre a dinâmica da superfície terrestre. (Getty images.)

manto é a segunda camada da Terra, localizado entre a crosta e núcleo terrestres, com profundidades que vão de 30 km abaixo da crosta até 2.900 km e temperaturas que chegam a atingir os 2.000 ºC nas regiões mais profundas. Sua composição predominante é formada por silicatos de ferro e de magnésio. O manto é a maior das camadas terrestres, com 83% do volume do planeta e 67% de sua massa.

Núcleo terrestre

Uma viagem ao centro da Terra - Camada por camada
Foto (Getty Images.)

Essa parte da Terra é a mais intrigante, pois praticamente não existe conhecimento acerca dessa camada, no entanto, sabe-se que é formada por minérios como ferro e níquel. O núcleo se divide em núcleo interno (extensão de 2.250 km e 3.000ºC) e núcleo externo (extensão de 1.220 km e atinge uma temperatura de aproximadamente 6.000ºC).

Referências

  1. https://goo.gl/jmZq95
  2. https://goo.gl/LhvK6E
  3. https://goo.gl/mjo5Ni

Veja também :

Quanto você pesaria em outros planetas?

Davson Filipe é Técnico em Eletrônica, WebDesigner e Editor do Realidade Simulada - Blog que ele próprio criou com propósito de divulgar ciência para o mundo. Fascinado pelas maravilhas do universo, sonha em um dia conhecer a Nasa.