Vídeo mostra baleia protegendo mergulhadora de tubarão

Vídeo mostra baleia protegendo mergulhadora de tubarão

Uma baleia-jubarte salvou uma mergulhadora de ser atacada por um tubarão-tigre

incidente ocorreu perto das Ilhas Cook, na parte sul do Pacífico. A bióloga Nan Hauser estava “comunicando” com a baleia e não reparou em um tibarão-tigre que se havia aproximado por trás.

Ao ver o predador, a baleia começou a defender a mulher, escondendo-a sob suas barbatanas. Em um momento, o mamífero até empurrou Hauser para fora da água em seu dorso.

Assista ao vídeo abaixo:

Hauser apontou que este incidente revela o instinto das baleias de proteger outras espécies de animais, incluindo seres humanos.

Não é a primeira vez que o gigante do oceano tem sido observado protegendo uma espécie indefesa.

Em uma viagem de pesquisa de 2009 à Antártica, o pesquisador marinho Robert Pitman registrou um par de baleias jubarte protegendo uma foca isolada em uma camada de gelo de um grupo de baleias assassinas.

Inspirado por sua observação, Pittman mais tarde passou a explorar o comportamento aparentemente altruísta exibido por baleias jubarte. Sua pesquisa analisou mais de 100 interações entre baleias jubarte e orcas em todo o mundo a partir de 1951-2012.

Mas proteger um humano?

Isso é inédito, de acordo com Hauser, que observa que este é o primeiro caso documentado em que uma baleia jubarte protegeu um humano de um tubarão-tigre. Ela acredita que isso é mais uma prova do instinto das baleias para proteger outras espécies e espera que a filmagem ajude a estimular novas pesquisas.

Veja também:

Drone flagra criança fugindo de quatro tubarões no mar

Sonda da NASA captura imagem da Terra a 5 milhões de quilômetros

Uma viagem ao centro da Terra – Camada por camada

Davson Filipe é Técnico em Eletrônica, WebDesigner e Editor do Realidade Simulada - Blog que ele próprio criou com propósito de divulgar ciência para o mundo. Fascinado pelas maravilhas do universo, sonha em um dia conhecer a Nasa.