Você sabe o que é Pareidolia?

A pareidolia é uma característica presente em todos nós seres humanos. Ela nos faz reconhecer rostos em qualquer formação de luz, sombra ou objetos que formem traços básicos de uma face humana.

O que é Pareidolia?

A pareidolia é um fenômeno psicológico que envolve um estímulo vago e aleatório, geralmente uma imagem ou som, sendo percebido como algo distinto e com significado. É comum ver imagens que parecem ter significado em nuvens, montanhas, solos rochosos, florestas, líquidos, janelas embaçadas e outros tantos objetos e lugares.

Ela também acontece com sons, sendo comum em músicas tocadas ao contrário, como se dissessem algo. A palavra pareidolia vem do grego para, que é junto de ou ao lado de, e eidolon, imagem, figura ou forma. Pareidolia é um tipo de apofenia.

Ilusões

Em situações simples e ordinárias, este fenômeno fornece explicações para muitas ilusões criadas pelo cérebro, por exemplo, discos voadores, monstros, fantasmas, mensagens gravadas ao contrário em músicas entre outros. O fenômeno psíquico, diante de uma figura com dados aleatórios, pode variar segundo o ângulo do observador.

Para uma criança, por exemplo, uma figura notada talvez possua formas que tragam à lembrança animais de estimação, personagens de desenhos animados ou qualquer outra coisa condizente com a faixa etária de compreensão sobre coisas. Para uma pessoa com uma faixa etária superior, a mesma figura assume formas diferentes conforme a capacidade criativa de associação de formas.

Veja algumas imagens que farão você perceber que também carrega um pouquinho de pareidolia.

 

Você sabe o que é Pareidolia?
Rosto em Torneira
Você sabe o que é Pareidolia?
Rosto em Garrafa Térmica
Você sabe o que é Pareidolia?
Casa com formato de Rosto

Herança Biológica

Esta capacidade complexa e sutil é o resultado de eras de seleção natural, que favoreceu os indivíduos com a melhor percepção para identificar, por exemplo, algo ameaçador em outras pessoas, proporcionando uma oportunidade de fugir ou atacar preventivamente.

Em outras palavras, o processamento desta informação inconscientemente – antes de ser passado ao resto do cérebro para um processamento detalhado – acelera o julgamento e a tomada de decisões. Um detalhe interessante é que esta capacidade, embora altamente especializada para o processamento e reconhecimento de emoções humanas, também funciona para determinar o comportamento de animais selvagens, o que reforça ainda mais a relação da pareidolia com a própria história da evolução.

Referências :

  1. https://goo.gl/pvmwqL
  2. https://goo.gl/tqUtGT
  3. Leia também : Como Albert Einstein contribuiu para o GPS?

 

Davson Filipe é Técnico em Eletrônica, WebDesigner e Editor do Realidade Simulada – Blog que ele próprio criou com propósito de divulgar ciência para o mundo. Fascinado pelas maravilhas do universo, sonha em um dia conhecer a Nasa.