Você sabe qual é a verdadeira cor do Sol?

Qual é a verdadeira cor do Sol?

Alguns falam que ele é amarelo, outros falam que ele é uma estrela branca, mas quem está certo?

Para o observador da terra, a nossa estrela realmente parece ser um pouco amarelada, principalmente depois do nascer e antes do pôr do Sol. Como nessas imagens abaixo.

Sol nascendo e se pondo no mar.

Mas lamento informar que essa cor é uma ilusão gerada pela nossa atmosfera.

Antes de começar a explicar, eu tenho que falar uma coisa, se você usar um prisma perceberá que a luz pode ser dividida no espectro de cores vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta.

Luz no Espectro de Cores
Luz no Espectro de Cores

Ao misturar todas essas cores temos o branco.

Lembrando que eu me refiro a luz e não as cores de uma tinta, se você misturar tintas dessas cores era fazer uma lambança e nunca achará o branco.

Dito isso, nos vemos o sol em tonalidades diferentes durante o dia porque a atmosfera filtra os seus raios separando as cores.

A nossa percepção do sol muda por causa das irregularidades na camada de ar que envolve a Terra e também pela distância que a luz percorrer na atmosfera.

Existe partículas de poeira, poluição, gotículas de água infiltradas entre as moléculas de gás que compõem a atmosfera.

Quando o Sol se encontra no alto do céu as cores formadas por ondas de maior amplitude contorna essas partículas e as moléculas, mas as menores como o violeta e o anil, não conseguem desviar e se trombam espalhando-se e o resultado disso é o azul que vemos no céu durante o dia.

O Sol acaba ficando amarelado pois essa é a soma das cores restantes, o verde, amarelo, laranja e vermelho.

Conforme o Sol vai se pondo, seus raios têm que atravessar um espaço maior na atmosfera e a luz acaba enfrentando mais obstáculos, então o laranja e o vermelho acabam se trombando e se desviando tornando o nosso céu avermelhado.

Sol visto da Iss

Mas se você estivesse no espaço e seus olhos estivesse com alguma proteção que lhe permitisse observar diretamente o Sol?  Nessa situação ele pareceria uma grande esfera branca.

Então o Sol é predominante branco porque ele emite  fótons em todas as faixas do espectro, ou seja, o sol é uma mistura de todas essas cores, vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta. Embora, ele emita boa parte dos  seus fótons entre o amarelo e o verde.

Você gostou do artigo? comente e compartilhe com os seus amigos!

Para saber mais assista ao vídeo do Canal Blablalogia:

Leia também :

Existe mesmo um projeto para uma base na Lua?

Aprenda a ter sonhos lúcidos usando essas 5 técnicas

Davson Filipe é Técnico em Eletrônica, WebDesigner e Editor do Realidade Simulada - Blog que ele próprio criou com propósito de divulgar ciência para o mundo. Fascinado pelas maravilhas do universo, sonha em um dia conhecer a Nasa.