Zoroastrismo

O Zoroastrismo é uma das mais antigas religiões monoteístas do mundo. Foi fundada pelo Profeta Zoroastro (ou Zaratustra) no antigo Irã há aproximadamente 3500 anos. Por 1000 anos o Zoroastrismo foi uma das religiões mais poderosas do mundo. Era a religião oficial da Pérsia (Irã) de 600 BCE a 650 CE.

É agora uma das religiões as menores do mundo. Em 2006, o New York Times informou que havia provavelmente menos de 190.000 seguidores em todo o mundo naquela época.

Zoroastrians acreditam que há um Deus chamado Ahura Mazda (Sábio Senhor) e Ele criou o mundo.
Os zoroastrianos não são adoradores do fogo, como alguns ocidentais acreditam erroneamente. Os zoroastrianos acreditam que os elementos são puros e que o fogo representa a luz ou a sabedoria de Deus.
Ahura Mazda revelou a verdade através do Profeta, Zoroastro.
Os zoroastrianos tradicionalmente oram várias vezes ao dia.
Zoroastrians adoração comunal em um Templo de Fogo ou Agiary.
O livro Zoroastriano das Sagradas Escrituras é chamado Avesta.
O Avesta pode ser dividido grosseiramente em duas seções principais:
O Avesta é a parte mais antiga e principal das escrituras, que contém o Gathas. Os Gathas são dezessete hinos que se pensa serem compostos pelo próprio Zoroastro.
O mais novo Avesta – comentários ao avestan mais velho escrito em uns anos mais atrasados. Também contém mitos, histórias e detalhes de observâncias rituais.
Zoroastrians são divididos aproximadamente em dois grupos:
Os iranianos
O Parsis

Fonte: BBC

Davson Filipe é Técnico em Eletrônica, WebDesigner e Editor do Realidade Simulada – Blog que ele próprio criou com propósito de divulgar ciência para o mundo. Fascinado pelas maravilhas do universo, sonha em um dia conhecer a Nasa.

  • Marcelo

    Gostei bastante.