11 livros fascinantes de ciência para presentear em 2018

Livros

Bons livros, são verdadeiros diamantes para o cérebro. Aliás, até maus livros, se bem lidos, se tornam pelo menos uma vistosa bijuteria.

Escolher um livro para presentear alguém querido é muito mais do que oferecer um bem material. Se você parar para pensar, livros são uma maneira acessível e agradável de conhecer e se encantar com novas histórias, personagens e realidades. Confira!

1. Uma Breve História do Tempo, de Stephen Hawking

Com certeza você já ouviu falar desse livro. Como o título sugere, ele explora o Tempo. Será que o tempo sempre existiu? Se não, quando ‘começou’? E ele vai terminar?

2. Cosmos, de Carl Sagan

Adaptado para a série que todos conhecemos e amamos (e que ganhou uma nova edição, com a apresentação de Neil DeGrasse Tyson). Dividido em 13 capítulos, ele traz as incríveis reflexões de Sagan sobre uma variedade de tópicos: história, biologia, cosmologia, antropologia… só para citar alguns.

3. O Universo em uma casca de noz, o segundo de Stephen Hawking!

Sim, é física teórica. Mas, sim, é Stephen Hawking ‘para leigos’. O livro explora algumas das questões mais debatidas da física: buracos negros, viagens no tempo e micropartículas ainda não detectadas.

4. A Estrutura das Revoluções Científicas, de Thomas Kuhn

A incrível história da ciência, prova que a evolução do pensamento humano não é um acúmulo de teorias e experiências, mas sim de circunstâncias.

5. Incógnito, de David Eagleman

Eagleman, um neurocientista americano, mostra que pouco sabemos sobre nós mesmos – especificamente sobre o nosso cérebro. Para abrir a mente (com o perdão do trocadilho).

6. A Origem das Espécies, de Charles Darwin

Clássico da ciência, é nele que Darwin apresenta as análises que ajudaram na sua mais conhecida criação: a teoria da evolução.

7. Uma breve história da humanidade

O autor repassa a história da humanidade, ou do homo sapiens, desde o surgimento da espécie durante a pré-história até o presente, mas em vez de apenas ‘inventariar’ os fatos históricos, ele os relaciona com questões do presente e os questiona de maneira surpreendente.

8. Uma breve história de quase tudo, de Bill Bryson

Nas palavras de Danilo: “o melhor livro de ciências que já li foi escrito por um jornalista que, sendo leigo, fez uso de uma linguagem e construção do entendimento de forma maravilhosamente acessível, abrangendo biologia, paleontologia, geologia, astronomia, química e muito mais, num livro que ficou relativamente pequeno e agradável”

9. Criação Imperfeita, de Marcelo Gleiser

Quer abraçar o caos? O livro do nosso colunista Marcelo Gleiser tenta acabar com a ideia de que o nosso universo obedece ordens. Logo, devemos parar de procurar a ‘teoria de tudo’. De acordo com Gleiser, essa busca pela teoria final é uma ‘contaminação’ que a ciência sofre das ideias religiosas.

10. Colapso – Como as Sociedades Escolhem o Fracasso ou o Sucesso, de Jared Diamond

Usando exemplos históricos, Jared Diamond (que já ganhou o Pulitzer!) mostra como o meio ambiente e a gestão de recursos naturais foram essenciais para a manutenção ou destruição de comunidades. O objetivo, claro, é alertar sobre problemas similares em nosso futuro.

11. O gene egoísta, de Richard Dawkins

O primeiro livro de Dawkins, de 1976, apresenta uma teoria evolutiva não da perspectiva das espécies, mas sim dos genes. Será que toda a nossa trajetória é uma forma dos genes se aprimorarem? É nesse livro que ele cria o conceito de meme (que é a base do meme da internet): uma unidade de conhecimento transferida de geração em geração.

Leia também:

Conheça 10 livros que Elon Musk acha que todos deveriam ler