Controlar a realidade. É o que defendiam os filósofos Francis Bacon e René Descartes, que viam o conhecimento como uma forma de emancipação humana.
Conhecer nos permite entender o mundo e, a partir dessa sabedoria, criar técnicas para dominar a natureza — ou pelo menos é o que a gente pensa que faz. Observar e compreender a origem do fogo, por exemplo, permitiu que os ancestrais humanos desenvolvessem métodos para acender as primeiras fogueiras, uma descoberta fundamental para a humanidade.
Se esse conhecimento não tivesse sido passado de geração para geração, o mundo moderno não teria sido criado. A ideia de conhecimento caracteriza a passagem do mundo arcaico para o moderno: usando a razão, o homem pôde entender por que as coisas são como são e, a partir disso, buscar soluções para os grandes problemas do mundo, desde a cura de doenças até a descoberta da eletricidade.
13000 a.C.
Os seres humanos começam a plantar. Com comida disponível num mesmo local constroem cidades e organizam a sociedade.
4000 a.C.
Os sumérios desenvolvem a escrita, fundamental para armazenar e compartilhar conhecimento. As letras são registradas em tábuas, mas com o tempo seriam colocadas sobre papel.
3500 a.C.
É inventada, na Mesopotâmia, a roda, que transforma a agricultura e a pecuária, porque permite levar mais peso, mais longe. A roda ajuda a desenvolver o comércio.
Século 3 a.C.
O grego Arquimedes desenvolve o primeiro sistema de bombeamento de água. A descoberta facilita a evolução dos sistemas de canalização e irrigação, que seriam muito desenvolvidos pelos romanos a partir do século 1.
1439
A prensa de tipos móveis do alemão Johannes Gutenberg permite a distribuição em massa de livros, deixando de ser algo apenas dos nobres. em 1500, cerca de 15 milhões de livros estão em circulação.
1709
O padre santista Bartolomeu de Gusmão, de 24 anos, impressiona a corte portuguesa ao apresentar um balão, o primeiro aparelho construído por mão humanos capaz de voar.
1876
É desenvolvido o motor de quatro tempo, que fez com que o combustível seja puxado, comprimido e queimado em quatro estágios diferentes.
1879
Thomas Edison e Joseph Wilson Swan patenteiam uma lâmpada incandescente que dura 40 horas. É o auge de um desenvolvimento de iluminação artificial, iniciado em 4500 a.C.
1900
O padre gaúcho Roberto Landell de Moura cria e patenteia um sistema de transmissão de voz humana por ondas de rádio. O italiano Guglielmo Marconi só faria o mesmo em 1914
1903
O médico e imunologista Vital Brazil anuncia, em São Paulo, a criação do primeiro soro contra picada de cobras. Depois, ele funda o Instituto Butantan.
1906
Santos Dumont surpreende o mundo ao pousar e decolar com aeronave 14 Bis sem ajuda externa. O voo alcança 220 metros, um recorde para época.
1941
O primeiro computador é apresentado pelo engenheiro alemão Konrad Zuse. Ele tem o tamanho de uma sala e é resultado de séculos de desenvolvimento.
1957
A União Soviética coloca no espaço o primeiro satélite artificial, o Sputnik l. Baseado em conceitos de física iniciados por Aristóteles(século 4 a.C.), ele dá início a uma revolução das comunicações
1969
O departamento de Defesa norte-americano cria a internet. Chamada de Arpanet, a rede tem a primeira troca da Califórnia.
Que não tem fim
Não há duvidas que o conhecimento transforma.Mais que isso: proporciona uma jornada de descobertas e aprendizados.
Deixe um comentário