Uma turbina eólica de 16 megawatts terminou de ser instalada na costa sudeste da China, após três dias de trabalho. O equipamento, o maior do mundo, faz parte de um projeto ambicioso do governo chinês: o parque eólico Zhangpu Liuao, da CTG (China Three Gorges Corporation).
A desenvolvedora CTG e a fabricante de turbinas eólicas Goldwind anunciaram a conclusão da instalação da gigante na província chinesa de Fujian, na quinta-feira (29). A turbina começou a ser instalada na segunda-feira (26).
Agora, a turbina eólica passará por comissionamento e testes antes de ser conectada à rede de energia. O custo total do projeto é de US$ 885 milhões (aproximadamente R$ 4,25 bilhões).
Maior turbina eólica do mundo
A turbina eólica tem 152 metros de altura, equivalente à altura de um prédio de 50 andares. Equipada com pás de 123 metros de comprimento, ela pode varrer uma área de cerca de 50 mil metros quadrados, equivalente a sete campos de futebol.
Uma turbina de 16 megawatts é capaz de gerar 34,2 kilowatts-hora (kWh) de eletricidade por rotação, o que pode sustentar uma família de três pessoas por uma semana. O equipamento poderá produzir mais de 66 gigawatts-hora (GWh) por ano, de acordo com a CTG, o suficiente para garantir energia para 36 mil residências durante o período;
O parque eólico será capaz de produzir cerca de 1,6 terawatts-hora (TWh) de eletricidade anualmente, o que economizaria cerca de 500 mil toneladas de carvão e reduziria as emissões em cerca de 1,36 milhão de toneladas por ano.
Como a turbina funciona
O sistema de geração de energia eólica, responsável por converter a energia capturada pelo rotor em eletricidade, é uma das partes mais críticas das turbinas eólicas offshore.
Centenas de sensores cobrem a turbina eólica, juntamente com um radar a laser que pode detectar temperatura, umidade e velocidade do vento para monitorar o status operacional. Com o auxílio de sistemas inteligentes, ela pode ajustar automaticamente o ângulo e regular a potência em condições climáticas.
A aplicação de sistemas digitais e inteligentes melhora a adaptabilidade ambiental da turbina eólica, tornando possível sua ampla aplicação na costa sudeste da China. A plataforma utilizada para o trabalho de instalação é conhecida como Baihetan, a quarta geração de plataforma de instalação de energia eólica offshore da China, com capacidade de elevação de duas mil toneladas.
É uma das plataformas de instalação de energia eólica autopropulsadas e autolevantáveis mais avançadas do país, capaz de operar em profundidades de até 70 metros debaixo d’água.
Fonte:
[China]
Deixe um comentário