Aqui estão algumas experiências simples que realmente impressionam as crianças.
Eles podem não compreender inteiramente a explicação que está por trás delas, mas eles vão se lembrar delas durante toda a vida, e eles poderiam muito bem ajudá-los a entender algo na aula de ciência quando chegar a hora.
Nós compilamos 5 das experiências mais interessantes que são garantidas para impressionar seus filhos e amigos. Tudo o que você precisa pode ser encontrado em casa.
01. Truque do lápis
Você precisa: uma bolsa de polietileno, alguns lápis comuns e água.
O experimento: Preencha metade do polietileno com água. fure a bolsa usando os lápis nos lugares onde está cheio de água.
Explicação: Se você perfurar o saco com os lápis e só então despejar a água, ele irá escorrer pelos furos que você fez. Mas se você preenchê-lo primeiro e, em seguida, inserir os lápis, a água não derrama. Isto é resultado acontece porque quando o polietileno está rasgado, suas moléculas se aproximam. Neste caso, o polietileno se aperta ao redor dos lápis.
02: Uma chama acessa
Você precisa: Uma caixa de fosforo
O experimento: Acenda o palito e segure-a a cerca de 10-15 centímetros da parede. Você notará que apenas a sombra da sua mão e o próprio batente aparecerão na parede – a chama não aparecerá.
Explicação: Um objeto só projeta uma sombra quando a luz não passa através dele, apenas em volta dele. Como o fogo, ou melhor, a chama, contém pouca matéria, a luz passa facilmente através dela
03.Experiência do ovo que pula
Você precisa: 1 ovo, 1 copo, Vinagre e Paciência
O Experimento:
coloque o ovo inteiro (sem quebrar a casca) dento do recipiente e cubra com vinagre suficiente para cobrir todo o ovo, sem deixar nenhuma parte fora do vinagre. Deixe o ovo repousando (sem ficar mexendo nele, hein?) de 24 a 36 horas.
Depois de remover o ovo do copo, enxague-o com água. Nota alguma coisa diferente?
Explicação: O ovo no vinagre sofre mudanças químicas. A casca contém carbonato de cálcio e o vinagre é um ácido que dissolve esta substância. O processo químico desta interação se chama descalcificação e se divide em duas etapas: primeiro a casca fica mole e, depois, ela desaparece completamente.
04.Bexiga que enche sozinha
Você precisa: Bexigas, Uma garrafa vazia (de 1 ou 1,5 lt), Uma colher, Um funil, Vinagre, Bicarbonato de sódio.
O experimento: Coloque o vinagre na garrafa (aproximadamente 1/3 do recipiente). Através do funil, coloque 2-3 colheres de bicarbonato. Coloque uma bexiga na boca da garrafa e veja como ela começa a encher. A bexiga, cheia de dióxido de carbono, não poderá voar. Para que ela fique no teto, esfregue um tecido sintético e cole no teto.
Explicação:
Como resultado da interação do bicarbonato de sódio com o vinagre, dióxido de carbono é liberado e ele enche a bexiga. Graças à eletricidade estática as bexigas cheias ficam coladas no teto por até 5 horas.
05. Três camadas de líquido
Você precisa: Suco, Azeite vegetal, Álcool, Frasco transparente alto.
Experimento: Coloque o suco no fundo do recipiente e, em seguida, coloque óleo vegetal com cuidado e pelos cantos. Se quiser pinte o álcool com anil e acrescente-o com cuidado sobre o óleo. Os líquidos ficam divididos em camadas.
Explicação: Estes líquidos têm diferentes densidades. O menos denso fica sobre os outros. Para o experimento ficar melhor, sugerimos colocar coloração nos líquidos.
Tradução e Adaptação: Incrível.club, Bright Side
Deixe um comentário