Os tardígrados são minúsculos, impossíveis de se observarem a olho nu. Mas têm estratégias incríveis de sobrevivência, sendo possível viajar no espaço, no vácuo completo, e ainda assim retornarem com vida.
Esta é a incrível força do Reino Animal, traduzida em um organismo tão pequeno que você vai se impressionar.
1) Tardígrados param seu metabolismo quando as condições ambientais não são favoráveis
Em condições extremas, estes animais conseguem ficar totalmente sem água e param seu metabolismo. Este processo chama-se criptobiose e é possível de ser revertido.
A água das células deste pequeno animal é substituída por um tipo especial de açúcar, a trealose, que também é encontrada em plantas e animais de clima extremamente frio e seco.
2) O tamanho diminuto dos tardígrados impede que eles sejam predados
São tão pequenos que predadores não enxergam estes animais. Eles medem menos do que 1,5 milímetros. Nós só conseguimos ver se usarmos uma potente lupa.
Além disso, o pequeno tamanho proporciona que eles se adaptem aos mais variados nichos. Vivem entre o musgo, no solo, até mesmo dentro da água seja doce ou salgada.
3) Além de mestres em se esconder, tardígrados tem peças bucais impressionantes
A boca dos tardígrados é cheia de espinhos que parecem pequenos dentes. Eles usam estas peças bucais para triturar algas e também alguns pequenos animais.
4) Tardígrados podem ser jogados no espaço e voltar com vida
Em 2007, o pesquisador sueco Ingmar Jonsson lançou em uma espaçonave alguns tardígrados para uma viagem em órbita da Terra. Eles sobreviveram ao vácuo e à radiação dos raios cósmicos. Alguns ainda sobreviveram aos mortais raios UV do astro-rei, o Sol.
5) Os tardígrados habitam a Terra há muuuuuuito tempo
Segundo as análises de DNA, os tardígrados surgiram durante a evolução da vida há mais de 500 milhões de anos. Eles são parentes próximos dos artrópodes e sobreviveram a 5 extinções em massa durante o tempo geológico. Se alguma nova catástrofe acontecer, possivelmente eles serão os sobreviventes!