Várias raças de cachorros eram belas, perfeitamente atléticas, úteis ao homem e extremamente saudáveis. Hoje após mais de cem anos de criação em busca da ‘melhoria’ dessas raças, elas mudaram, e especialistas no assunto garantem que não foi para melhor.
Um blog chamado Science of Dogs, se baseou no livro de 1915, “Breeds of All Nations”, e fez uma comparação entre as raças conhecidas da época e as mesmas hoje em dia. Segundo a publicação, as raças foram completamente arruinadas após sofrerem várias deformações, algumas são realmente bem claras e inegáveis.
Desproporcionalidade, excesso de gordura e problemas respiratórios são alguns desses problemas. Tudo em busca de um visual mais agradável aos olhos humanos. O que você acha disso?
Veja as mudanças
O Dachshund sempre foi baixo, mas mantinha uma certa proporção. Os de hoje parecem que não mantiveram o padrão.
O Basset ficou mais baixo, sofreu alterações nas pernas traseiras, possui excesso de pelo, problemas de vértebras, orelhas enormes. Seus olhos atualmente caídos são um convite ao entrópio(condição no qual a pálpebra se vira sobre si mesma contra o globo ocular) e ao ectrópio, um afastamento da margem da pálpebral.
Mais um exemplo de deformação que vem com vários problemas de saúde é o caso do Boxer. Dê uma olhada no crânio e nas patas traseiras
Bulldog inglês: deformado e irreconhecível na raça de hoje.
São Bernardo: de cão de trabalho feliz para uma gigante e triste massa.
A clara deformação do Bull Terrier.