X

8 coisas cotidianas que os astronautas não podem fazer no espaço

astronautas

Os astronautas fazem muitos sacrifícios quando se aventuram fora da Terra.  Além dos perigos das viagens espaciais, a microgravidade vem como um empecilho para a realização de tarefas da vida cotidiana.

Aqui estão nove coisas que os astronautas não podem fazer no espaço.

Os astronautas não podem chorar no espaço como na Terra.

As lágrimas no espaço se comportam de maneira muito diferente devido aos efeitos da microgravidade e estão longe de serem um alívio para as dores de qualquer astronauta.

Quando não são enxugadas, elas podem criar uma espécie de “bolha” líquida que pode sair flutuando por aí.

O astronauta canadense Chris Hadfield até relatou em seu perfil no Twitter: “Chorar no espaço? Os seus olhos fazem lágrimas, mas elas ficam em forma de uma bola líquida. Na verdade, elas até pinicam. Lágrimas espaciais não caem”.

 2. Comer um pão 

LaryLitvin/Shutterstock

A NASA tem substituído o consumo de pão no espaço por tortilhas desde a década de 80, então nem pensar em comer um pão na chapa logo de manhã.

Além de correr o risco de engasgar os astronautas com as migalhas, comer pães pode deixar pedaços capazes de danificar os equipamentos da ISS.

Sal e pimenta também são banidos no espaço pelo mesmo motivo, ainda mais porque as partículas podem entrar na boca, ouvidos ou narizes da tripulação.

 3. Os astronautas não podem escrever com canetas comuns

A tinta de qualquer tipo de caneta que temos na Terra precisa da gravidade para fluir, então é impossível escrever uma carta à mão no espaço com esse tipo de utensílio.

De acordo com a revista Scientific American, originalmente lápis mecânicos foram usados por astronautas dos EUA e da Rússia.

Então, em 1965, a Fisher Pen Company patenteou um cartucho que puxa a tinta para a ponta inferior da caneta, permitindo que ela funcionasse até mesmo de cabeça para baixo, em temperaturas extremas ou debaixo d’água.

 4. Dormir de acordo com o nascer e pôr do sol 

Reuters/Ho New

Imagine ver o pôr do sol mais de dezesseis vezes por dia. Os astronautas se deparam com esse fenômeno diariamente, então é muito difícil sincronizar o sono com os padrões de luz aos quais esses viajantes são expostos.

É por isso que eles são submetidos antes a treinamentos intensivos para a regulação das sonecas, de acordo com o site Space.com.

Clínicos especialistas em saúde comportamental ficam à disposição dos tripulantes e ainda o Behavioral Health and Performance Group da NASA fornece apoio psicológico antes, durante e depois das expedições. É muito usada também a TCC (Terapia Cognitivo Comportamental) para o sono.

5. Tomar um banho no chuveiro

(Foto: NASA)

No espaço, a água é um bem precioso. Na ISS, essa substância é difícil de se transportar e é recolhida através da umidade do ar e da urina, que depois é purificada em água potável.

Ainda, há a alternativa de tratar aquela água usada para lavar as mãos, escovar os dentes, entre outras coisas.

No lugar de um convencional banho quente no chuveiro, a alternativa adotada pelos astronautas é se banhar com a ajuda de uma esponja e água destilada do ar ou reutilizada.

6. Beber álcool não é permitido no espaço

NASA

Nos anos 70, a NASA permitiu que o vinho Xerez fosse consumido durante as missões Skylab, mas isso se deu somente porque o produto foi considerado estável para ter suas gotas recolhidas, uma vez que é aquecido durante seu processamento.

Daniel G Huot, porta-voz do Centro Espacial Johnson da Nasa, disse à BBC que “o álcool não é permitido a bordo da Estação Espacial Internacional para consumo”. O raciocínio, no entanto, não tem muito a ver com a ciência.

É uma coisa política. É uma coisa cultural. Não é uma coisa científica”, disse à BBC Dave Hanson, professor emérito de sociologia da Universidade Estadual de Nova York, em Potsdam.

O famoso astronauta Buzz Aldrin, durante a Apollo 11, chegou a beber vinho enquanto andava na Lua, mas essa imagem, no entanto, nunca foi transmitida.

7. Sexo também não é permitido

NASA

Ter relações sexuais durante missões espaciais, além de proibido, é extremamente difícil. A falta de privacidade e a extensão ocupada pelos equipamentos e ambientes de trabalho de pesquisa, além da falta da gravidade, também não deixam o clima nada favorável.

Os efeitos da microgravidade causam, entre vários sintomas, dor de cabeça, náusea e aumento no fluxo sanguíneo, o que compromete a ereção masculina. Além disso, os astronautas dormem amarrados, o que impede qualquer interação a dois.

8. Saborear um snack

NASA/Wikimedia

De acordo com a NASA, uma vez no espaço, o astronauta perde parte do seu paladar. Muitos relatam que quando voltam à Terra os alimentos têm um sabor muito mais forte do que quando consumidos no espaço.

A falta de gravidade faz com que os fluídos do corpo se movimentem de forma atípica, de modo que, em vez de se concentrar nas regiões inferiores, o sangue vai em direção à cabeça.

Na Estação Internacional Espacial (ISS), a hipótese é de que os odores são fortes o suficiente para comprometer o olfato, o que diminui, por sua vez, a percepção do paladar.

Fonte:

Revista Galileu

Leia também:

Primeira foto de um Buraco Negro vai ser divulgada no dia 10

Categorias: Astronomia
Tags: EspaçoNasa
Davson Filipe: Davson Filipe é Técnico em Eletrônica, WebDesigner e Editor do Realidade Simulada - Blog que ele próprio criou com propósito de divulgar ciência para o mundo. Fascinado pelas maravilhas do universo, sonha em um dia conhecer a Nasa.
Postagens relacionadas
Deixe um comentário