Nossa Terra é um pálido ponto azul, graças aos oceanos e mares que cobrem 71% da superfície do nosso planeta.
A grande extensão azul entre as terras tem sido uma fonte duradoura de mistério, e ainda há muito que não sabemos sobre o que está por trás dela.
Como a Terra seria se toda a água desaparecesse da superfície do planeta? É essa a pergunta que James O’Donoghue, da Agência Espacial do Japão (JAXA), busca responder em um novo vídeo que compartilhou em suas redes sociais.
Segundo ele, sua inspiração foi um vídeo da Nasa de 2008 que tinha o mesmo intuito. Entretanto, agora o especialista quis refinar o material e aperfeiçoá-lo tecnologicamente, afinal, quase 12 anos se passaram desde o lançamento da outra animação.
O cientista se baseou em novos estudos para tornar o vídeo mais fiel à realidade. “Fiquei muito surpreso com o aparecimento imediato de pontes terrestres, por exemplo.
Durante a última era glacial, a Grã-Bretanha e a Europa estavam ligadas, a Rússia e o Alasca, e a região entre a Ásia e a Austrália estava amplamente conectada”, disse O’Donoghue ao portal IFLScience.
De acordo com o pesquisador, isso é importante porque “essas pontes permitiram que os humanos migrassem sem barcos, então este mapa explica bastante como era possível uma grande quantidade de migração humana naquela época. Em outras palavras, é uma lição de pré-história”.
Assista ao vídeo completo:
Fonte:
[Ciência]