Em 2016, o ESO fez um anúncio que abalou o mundo da astronomia (Proxima B)
Os astrônomos confirmaram a existência do planeta mais próximo fora do Sistema Solar, um mundo rochoso com uma órbita potencialmente adequada para a vida.
O Proxima Centauri b está o mais próximo possível de um exoplaneta, orbitando a estrela mais próxima do Sol.
Consequentemente, seu anúncio em 2016 criou uma grande empolgação, porque sua massa e temperatura média são provavelmente semelhantes às da Terra.
No entanto, o Proxima b foi detectado usando o ” Doppler wobble “, seu puxão gravitacional produzido em sua estrela-mãe. A atividade estelar pode gerar falsos positivos para esse método.
O Proxima b orbita a estrela Próxima Centauri que é uma estrela muito ativa, essa sua atividade pode gerar problemas na interpretação dos dados, e por isso embora o planeta tenha sido identificado ainda existiam incertezas na sua identificação.
Para confirmar a sua presença os astrônomos usaram o instrumento mais poderoso, o ESPRESSO, acoplado dessa vez ao VLT.
Proxima b tem pelo menos 1.29 massas terrestres, mas sem conhecer a orientação de sua órbita para nós, não podemos descartar a possibilidade de que seja consideravelmente mais pesado.
Nessa busca por confirmar o Proxima b, o ESPRESSO descobriu um sinal promissor para a existência de um terceiro planeta na órbita de Proxima Centauri, pois já existe a proposta para a existência do Proxima c, que precisa ainda ser confirmado.
Esse terceiro exoplaneta não estaria na zona habitável, mas ele pode ser um planeta que transite a estrela. Ou seja, é possível com um esforço tecnológico tentar estudar esse terceiro exoplaneta por meio da técnica do trânsito.
Para saber mais assista ao vídeo abaixo do canal Space Today: