O gás lacrimogêneo foi usado pela primeira vez pelo exército francês durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918) como um meio de expulsar o inimigo das trincheiras. Mas a partir de 1997, agora é ilegal usar gás lacrimogêneo em conflitos e guerras internacionais.
No entanto, a Convenção Global sobre Armas Químicas permiti o uso doméstico contra civis, portanto, o uso contra manifestantes como “controle de tumultos”, não é ilegal.
Gás lacrimogêneo é um termo genérico para um agente químico que causa irritação nos olhos, boca, garganta, pulmões e pele. De acordo com os Centros para Controle e Prevenção de Doenças (CDC) , os compostos mais comumente usados são clorobenzilideno malononitrila (às vezes chamado de gás CS) e cloroacetofenona (CN).
Outra forma comum de gás lacrimogêneo é o spray de pimenta, que contém capsaicina, o irritante que aquece as pimentas.
O gás CS causa desconforto ao atingir um receptor específico encontrado nas células chamadas TRPA1, que acende a percepção de dor no sistema nervoso.
Uma vez que o agente entra em contato com o corpo, o sistema imunológico identifica a substância estranha e tenta inundar com fluidos corporais, como lágrimas e muco, o que pode causar mais desconforto.
Uma análise médica de 2016 sobre os efeitos do gás lacrimogêneo constatou que ele pode ser responsável por queimaduras na pele, formação de bolhas, asfixia, vômito e sangramento.
Se você foi exposto ao gás lacrimogêneo, há várias coisas que deve fazer
Para começar, fique longe da nuvem de gás, se possível. Assim que puder, lave bem os olhos com água limpa ou solução salina e lave a pele exposta com muito sabão e água.
Alguns ativistas sugerem usar leite ou misturar água com comprimidos de indigestão antiácidos, embora haja poucas evidências científicas para apoiar isso.
Também é importante remover qualquer roupa que possa ter o agente químico, pois isso pode causar mais irritação.
Tome um banho longo o mais rápido possível, até não sentir mais o cheiro do gás, para garantir que ele seja completamente lavado. Isso pode levar até 30 minutos.
Fonte:
[Saúde]